quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A LENDA

Diz a lenda que nesta floresta habitava o Saci, o Curupira e a Iara. Certo dia, os três ouviram um barulho estranho vindo de traz da floresta. Quando perceberam o fogo já estava queimando toda a floresta e os animais estavam tentando apagar. Então o Saci decidiu ajudá-los. Enquanto isso, a Iara e o Curupira armaram uma armadilha. No dia seguinte, os caçadores foram presos e levados pela polícia da floresta. E os três amigos viveram felizes na floresta.

 

Produção coletiva do 2º ano C.

Profª: Zana Andréia Ricardi Cuqui

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PROFESSOR


             Professor
             Risonho
     MuitO legal
             Feliz
           sEmpre elegante
             Sentimental
             Sempre cuida dos alunos
             Ouve todos com carinho
     amoRoso.


Professor
O Professor nos trata
Como sua herança,
Porque gosta
Sempre de criança.

Tem professor que é velhinho
Que aprende de montão
Pois o tempo lhe ensinou
Que amar é muito bom.


Aluno: Luan Vinícius Duarte Ferreira - 4º ano C - vespertino;
Profª: Mara Helena Martins

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Educação Integral já é Realidade em Nossa Escola


No dia vinte e seis de setembro, deu-se início à implantação do Programa Mais Educação em nossa escola. O primeiro dia foi um pouco tumultuado, devido aos participantes não estar habituados a rotina das atividades. Professores (as) e alunos (as) estavam ansiosos para conhecerem essa nova experiência. A coordenadora do programa Mais Educação, Jucemara Negri coloca que, “ Achava que seria bem mais difícil, que as crianças não iriam se adaptar por ser o dia todo. Mas, só foi um pouco tulmutuado nos dois primeiros dias. Eles estão participando e demonstram gostar das oficinas e já estão nesta quarta semana, habituados a rotina.”
Foi comunicado à escola sobre a possível implantação desde o final do ano passado, período no qual foi colocado o programa em prática em três escolas do município de Sinop M.T. Este ano, um total de dez escolas foram contempladas.
A escola Basiliano está atendendo cento e noventa alunos (as), sendo que estes iniciam suas atividades as sete horas da manhã, tendo café da manhã, lanche na hora do recreio, almoço as onze horas, banho e lanche no recreio da tarde.
O programa, em nossa unidade escolar, oferece seis oficinas que são, matemática, letramento, tenis de mesa, capoeira, horta e canto/coral. Conta com doze monitores (as), pagos pelo MEC, e duas bolsistas, pagas pela Secretaria de Educação, totalizando quatorze educadores (as). Os materiais didáticos e equipamentos para as oficinas são adquiridos com verbas enviadas pelo MEC, depositado para a escola e administrado pelo presidente do Conselho Escolar.
A implantação do Programa na escola este ano, ainda está em experimento, não sendo possível uma análise dos reais benefícios na aprendizagem dos alunos (as), mas, a diretora já identifica pontos positivos e negativos, “A escola ao receber a proposta do Programa Mais Educação, não exitou em aceitar, pois o mesmo está em consonância com as suas necessidades. Muitos são os pontos positivos, como, a interação dos alunos, a oportunidade de socialização, e em destaque, as atividades desenvolvidas nas oficinas, bem como, a responsabilidade e seriedade dos monitores (as) que já demonstraram domínio nas tarefas realizadas. Os pontos negativos são os ajustes na estrutura física e a adequação no número de zeladoras e merendeiras. Com a implantação de recursos, espera-se melhorar o desempenho dos alunos e com isso beneficiar os desafios enfrentados pela escola para atingir melhores resultados educacionais.”
A expectativa em relação aos resultados do ensino/aprendizagem dos alunos (as) é de todos os educadores da escola, visto que a educação em período integral está sendo uma experiência positiva em muitas unidades escolares em outros estados.

Profª Verônica Alves

Fotos de algumas atividades do programa Mais Educação

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Hoje tem diversão? Tem sim senhor!


Professores e alunos fizeram uma festa sábado, oito de outubro, comemorando o Dia das Crianças. Foi uma linda manhã de sol. Todos participaram e se deliciaram com os picolés e cachorro-quente. A correria foi geral, tudo para agradar e comemorar o dia da criança.

As estagiárias do PIBID organizaram uma gincana bem divertida para todos os alunos (as) como a dança da cadeira, corrida do saco, futebol de balão, futebol de vassoura, corrida do ovo, brincadeira da esponja, cabo-de-guerra e jogo do dardo. As turmas foram divididas e identificadas por cores, vermelho, verde e branco e em dois grupos, sendo o primeiro pelo grupo dos alunos maiores e depois do recreio, os alunos (as) menores.

As professoras também foram envolvidas na dança da cadeira e jogo do dardo e quando não estavam na disputa por pontuação, torciam muito empolgadas pelo seu grupo. Além das gincanas, teve pula-pula, pingue-pongue, spiribol, vai e vem e boca de palhaço. Foi uma manhã muito especial, organizado para PESSOAS ESPECIAIS.



IMAGENS DO DIA DAS CRIANÇAS


Profª Verônica Alves

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ESSE MOMENTO CHAMADO VIDA

A vida, ah como é interessante,
Sabermos alguns detalhes da nossa chegada
A esse cosmo que se chama vida.
Quantas coisas importantes vivemos,
Algumas só trouxeram felicidades,
Outras grandes tristezas e desilusões.
Os momentos felizes quando começamos a ler o mundo,
Com a ajuda da primeira professora
E percebemos que é só a ponta do iceberg que nos levará como um barco sem leme,
Navegando por mundos nunca dantes navegados.
Então vem a fase adulta,
Chegam as responsabilidades, os filhos,
A importância de uma outra forma de ver as coisas,
Agora com responsabilidade dobrada.
A faculdade, um novo olhar,
Uma oportunidade de mudar o curso da sua história.
Estudos, trabalhos, provas,
Formatura, enfim vencemos.
E hoje, tentar aflorar em outros seres
O conhecimento que se constrói em parceria,
Ninguém aprende sozinho,
Aprendemos em conjunto e sempre.
Alguns fatos foram mais importantes que outros,
Mas todos contribuíram para a formação da nossa personalidade, nosso caráter.
Enfim somos aquilo que buscamos.



Profª Ms. Marilda Palma Pereira

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto DuPont na Escola

A multinacional Du Pont realiza o projeto “DuPont na escola” desde o ano de 2004, principalmente nas regiões rurais. Em Sinop MT, conta com a parceria da empresa Agro Amazônia, distribuidora de seus produtos. Um dos objetivos do projeto é levar os alunos a conhecer os cuidados necessários para a proteção dos agricultores na aplicação de defensivos agrícolas, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Escolas públicas são contempladas com o projeto, que é aplicado nos quartos e quintos anos do ensino fundamental. Essas séries são visadas, pela idade do alunado, entendida pela empresa como uma fase facilitadora da multiplicação das informações dadas, alcançando assim seus familiares, principalmente as famílias de agricultores.

Cada ano é escolhido uma escola para participar do projeto, com a ajuda da Secretaria de Educação. Este ano, a escola Basiliano do Carmo de Jesus foi contemplada. Engenheiros agrônomos, representantes da Multinacional Du Pont e da distribuidora Agro Amazônia, levam informações aos alunos por meio de videos, palestras e distribuição de gibis, passando de modo divertido e com uma linguagem simples, todos os cuidados necessários com o uso de EPIs no momento da aplicação dos defensivos agrícolas, para proteção do agricultor.

O projeto contribui não só com a informação, mas também, com o aprendizado da criança, que por meio de desenhos e produção textual expressa seu conhecimento apreendido. Além do mais, é feito a escolha, por uma equipe da empresa, da redação ou desenho de um aluno de cada turma que se destacar, sendo premiado com uma bicicleta de marcha. A escola eleita também é premiada com um computador. O resultado este ano será divulgado pelos responsáveis do projeto, mais ou menos em dois meses. Alunos e professores aguardam o resultado ansiosos.

Profª Verônica Alves


FOTOS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DUPONT NA ESCOLA