MAIS EDUCAÇÃO


ENTREGA DE PRESENTES, BOLO E REFRIGERANTE COM A PRESENÇA DO QUERIDO PAPAI NOEL






Oficina de coral com a monitora Jessica


Música: Então é Natal

































CAMPEONATO DE KARATÊ

O campeonato realizou-se no dia 23/11/2013, nas dependências da EMEB Jardim Paraíso, evento entre todos os alunos do programa Mais Educação do município de Sinop.












OFICINA DE LETRAMENTO



















OFICINA DE DANÇA






























PASSEIOS: PARQUE FLORESTAL E CONDOMÍNIO AQUARELA BRASIL

Os alunos do Programa Mais Educação são levados a passeios para ampliar seus conhecimentos além de conhecer locais de lazer existentes em nossa cidade. 
O passeio pelo Parque Florestal tem por finalidade ampliar a consciência ecológica, usufruir sem destruir.
O passeio pelo Condomínio Aquarela Brasil, leva o aluno refletir e ao mesmo tempo conhecer através da observação a ampliação da cidade com empreendimentos modernos que podem proporcionar melhor qualidade de vida a seus  moradores.


PARQUE FLORESTAL
Divisão das equipes

Saída para a trilha


Trilha ecológica







Passarela sobre o lago (chegada da trilha)


CONDOMÍNIO AQUARELA BRASIL

Saída da escola

Passeio rápido pelo Aeroporto de SINOP

Sagão do Aeroporto

Área para lazer e camping do Condomínio Aquarela Brasil

Local de camping


Diversão e entrenimento





1. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado dos educandos em Educação  Integral.

1.1      Ensino Fundamental
1.1.3 Letramento/Alfabetização – Desenvolvimento da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita. Compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.

1.1.6 Tecnologias de Apoio à Alfabetização - Aplicar tecnologias específicas de alfabetização com base nos resultados e nos objetivos da Provinha Brasil,instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial. Auxiliar a entrada do educando no mundo da escrita e na concepção de alfabetização e letramento como processos permanentes de aprendizagem através das tecnologias pré-qualificadas pelo Ministério da Educação e disponíveis no Guia de Tecnologias Educacionais 2008 e 2009.
 
1. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado dos educandos em Educação  Integral.

1.2     Ensino Fundamental
1.1.5 Matemática – Potencialização de aprendizagens matemáticas significativas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos educandos.

1.1.6 Tecnologias de Apoio à Alfabetização - Aplicar tecnologias específicas de alfabetização com base nos resultados e nos objetivos da Provinha Brasil,instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial. Auxiliar a entrada do educando no mundo da escrita e na concepção de alfabetização e letramento como processos permanentes de aprendizagem através das tecnologias pré-qualificadas pelo Ministério da Educação e disponíveis no Guia de Tecnologias Educacionais 2008 e 2009.

 2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação a partir do meio ambiente e para a sustentabilidade. Ações e processos estruturantes de educação ambiental, numa perspectiva sistêmica e integrada, abrangendo: o planejamento interdisciplinar; a inserção qualificada de temas socioambientais no currículo; o fortalecimento do diálogo escola/comunidade; e a construção da sustentabilidade em três eixos – prédio escolar, currículo e gestão.

2.2 Horta Escolar e/ou Comunitária - Implantação da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produtora de aprendizagens múltiplas e significativas.                                                                         

3. ESPORTE E LAZER
Atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. Ênfase na perspectiva lúdica das atividades, com livre escolha na participação e construção de valores pelos próprios sujeitos envolvidos, atribuindo significado às práticas desenvolvidas, com criticidade e criatividade. Destaque para o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; desenvolvimento da educação pelo esporte e pelo lazer. Incorporação das práticas de esporte e lazer como modo de vida cotidiana.

3.17 Tênis de Mesa - Esporte baseado em movimentos de interceptação, tendo como base a interceptação da trajetória feita pela bola; e a maneira como esta ocorre é que define o sucesso ou fracasso de um dos atletas, proporcionando aos jogadores a prática concomitante dos sentidos: Tato e Visual.

3. ESPORTE E LAZER
Atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. Ênfase na perspectiva lúdica das atividades, com livre escolha na participação e construção de valores pelos próprios sujeitos envolvidos, atribuindo significado às práticas desenvolvidas, com criticidade e criatividade. Destaque para o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; desenvolvimento da educação pelo esporte e pelo lazer. Incorporação das práticas de esporte e lazer como modo de vida cotidiana.
3.13 Programa Segundo Tempo - Múltiplas vivências do esporte em suas diversas modalidades, trabalhadas na perspectiva do Esporte Educacional, voltado ao desenvolvimento integral do indivíduo. Acesso à prática esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas como estímulo à vida ativa. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos possibilitados pelo esporte.
 
5. CULTURA E ARTES

 Incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva, dos educandos como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo.

5.2 Canto Coral - Iniciação musical por meio do Canto Coral. Propiciar ao educando condições para o aprimoramento de técnicas vocais do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-o capaz de expressar-se com liberdade por meio da música e auxiliando na formação do ouvinte. Integração social e valorização das culturas populares.

5.3 Capoeira - Incentivo à prática da capoeira como motivação para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos, instrumentos, jogo e roda e seus mestres.

 OFICINA DE HORTA
MONITORES: JUSSIÊ PEREIRA PINTO E RONI STERN BOENO










OFICINA DE CANTO E CORAL
MONITORA: JÉSSICA DIUNÍSIO



 OFICINA DE TÊNIS DE MESA 
MONITORA : MARLISE VRES DA LUZ

 OFICINA DE CAPOEIRA
  MONITORES: CLAUDIO DE SOUZA, MARIA BETÂNIA

 Oficina de Letramento
Monitora: Eva Santos


 Oficina de Matemática
Monitora: Ellen Poliana

Programa Segundo Tempo
Monitor: Silvanderson


 Bolsista: Franciele

 Bolsista: Silvanderson


 COORDENADORA:  PROF. ARMINDA FERREIRA





RELATÓRIOS MENSAIS  - MAIS EDUCAÇÃO





PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CONSELHO ESCOLAR EMEB. “BASILIANO DO CARMO DE JESUS”


Relatório Mensal – Mais Educação
Abril/2012


Após ter sido eleita a Coordenadora do Programa Mais Educação, no início de fevereiro pelos profissionais da educação desta escola, no ano de dois mil e doze (2012), procuramos todas as informações necessárias da sistematização do Programa para iniciar o trabalho. O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As atividades a serem desenvolvidas no ano letivo escolar de 2011/2012, durante 10 meses pela EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus e finalizaremos o ano letivo no dia dois do mês de Dezembro deste ano e, portanto, as atividades serão: 1. Acompanhamento Pedagógico 1.1. Ensino Fundamenta l- 1. 2. Letramento /Alfabetização - 1.3. Matemática - 2. Educação Ambiental-2.1. Horta Escolar - 3. Esporte e Lazer - 3.1 - Programa Segundo Tempo (PST) - 3. 2. Tênis de Mesa - 4. Cultura e Artes - 4.1. Capoeira - 4.2. Canto/Coral.
Foram feitos alguns encaminhamentos necessários para continuar o funcionamento do Projeto, a reunião com os monitores que trabalharam o ano passado no programa e seleção de novos para o trabalho de 2011/2012. A chegada de três bolsistas através da SEC (Secretaria Municipal de Educação), para trabalharem no programa. Foram feita  as respectivas apresentações de todos os profissionais de educação da Escola a equipe que irá trabalhar do Programa MAIS EDUCAÇÃO. Também a Socialização com todos os Profissionais da Educação da Escola sobre as Ações que serão desenvolvidas no ano de 2012. Houve reuniões na SEC, para o conhecimento e sistematização do Programa. Fizemos a escolha das atividades para o próximo financiamento do Programa Mais Educação junto com os professores, equipe técnica da Escola, e ficou decidido: MATEMÁTICA, LETRAMENTO, KARATÊ, PROGRAMA SEGUNDO TEMPO –(PST), CANTO E CORAL E DANÇAS.
            Outra etapa dos encaminhamentos foram, os convites aos alunos da escola para participarem , inclusive os que recebem Bolsa Família, e também  adotamos com os critérios indicados  no   programa com o objetivo de diminuir as desigualdades educacionais por meio da jornada escolar. Após a seleção dos alunos fizemos a reunião com os pais dos alunos, explicando com detalhes como funciona o programa e como vai ser o funcionamento, foi um momento gratificante, pois os mesmos ouviram com interesse as informações recebidas sobre o Programa mais Educação.
Teve início no dia 02 de Abril deste ano de 2012, para dar a continuidade do Programa Mais Educação em tempo integral para atender 200 alunos, porém, no momento, atendendo parcialmente o número de 150 alunos. Durante o processo de cadastramento as crianças demoram a trazerem os bilhetes assinados e conseqüentemente a vinda dos pais na escola para a assinatura dos termos e o ingresso no programa. Esperamos estar em breve com a quantidade cadastrada “DO MAIS EDUCAÇÃO” da Escola Basiliano do Carmo de Jesus.
Houve algumas dificuldades no decorrer do mês, por conta de poucas zeladoras, pois dificulta as limpezas necessárias para o bom funcionamento do programa. A exemplo disso, manter os banheiros limpos para o banho, a limpeza do refeitório entre outras...
Acredito que no decorrer dos meses iremos sanando as dificuldades, adequando e melhorando, para receber os alunos, monitores, bolsistas para o bom funcionamento deste programa na nossa Escola. Nós Educadores da Educação do programa Mais Educação desta escola. projeto de transformação dando um rumo, uma identidade, um ponto de partida e de chegada, para uma educação de qualidade e valorização
Diante disso, o professor deve encarar o problema que aí está, valorizando-se e que se faça atuante na sua carreira, derrubando barreiras de discriminações e mitos onde se tenha um projeto de transformação dando um rumo, uma identidade, um ponto de partida e de chegada, para uma educação de qualidade e valorização, enfim para uma efetiva mudança, e é assim que penso sobre esta educação que esta aí.





PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO ESCOLAR EMEB. “BASILIANO DO CARMO DE JESUS”





Relatório Mensal – Mais Educação

Maio/2012



Na primeira semana de maio houve o Seminário de Educação do Ensino Fundamental de 9 anos organizado pela  Secretaria Municipal de Educação e teve a participação de todos envolvidos no Programa Mais Educação, foi fundamental o envolvimento para que aconteça de fato as mudanças necessárias para a melhoria da qualidade da educação em nosso município. Houve a apresentação dos alunos do Programa no evento, a oficina de Capoeira com os Monitores Claudio e Betania. Foi gratificante e importante ver a participação dos alunos, a disciplina e a beleza da apresentação onde todos aplaudiram no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
Na segunda semana de maio reiniciou as aulas e houve algumas modificações em relação aos monitores de letramento e matemática, mas com o objetivo de melhorar a qualidade destas oficinas tão importantes para o ensino aprendizagem dos alunos.
Estamos trabalhando um projeto com o tema Meio Ambiente que iniciou no dia 30 de Abril, e terminará no mês de junho com a culminância: Amostra Pedagógica das Oficinas do Programa Mais Educação na escola. O Projeto está contemplado em todas as oficinas, sintonizadas e conectadas na contextualização do tema. Sabemos que está contemplado nos PCNs como tema Transversal e devemos sempre que possível trazer a tona temas importante como estes para contribuir na aprendizagem em sala de aula.
O Projeto foi idealizado pela Monitora Ildenê, e entregue para fazer a revisão e enquanto Coordenadora do Programa fiz a revisão e algumas contribuições e em seguida enviado por email a todos os bolsistas, monitores para que contribuísse  e que  o tema estivesse em todas as oficinas do Programa Mais Educação, assim de forma democrática, podemos fazer com que todos participem do processo ensino aprendizagem.
Também neste mês recebemos 12 mesas e 48 cadeiras de plástico para utilizarmos debaixo da tenda e também em sala de aula, material que irá ajudar no desenvolvimento das oficinas, já que temos disponível na escola apenas uma sala de aula.
No dia 18, tivemos a segunda Formação dos Coordenadores do Mais Educação na Escola de Governo para ministrar a capacitação com o tema: TDAs (Trasnstorno de Deficit de Atenção) e TDAH (Trasnstorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade). FORMADORES: Professora Arminda Ferreira (EMEB. Basiliano) - Professor Rafael Galiotto (EMEB. Maria Ap. Amaro). Acredito que tenha contribuído na aquisição de conhecimento, pois sabemos que temos que estar sempre em busca de atualizações e desta capacitação houve trocas de informações, experiências, contribuindo para que estejamos aptos a identificar ou encaminhar estes transtornos de aprendizagem para um profissional certo e resolver as dificuldades que possam aparecer nas nossas escolas.
No dia 22 no período vespertino levamos os alunos para uma apresentação da Oficina de Capoeira com o Monitor Claudio e Betania, no Cras Menino Jesus, desta forma, os alunos ficam mais incentivados e valorizados a permanecer no Programa. Na ocasião, teve uma Palestra sócio educativo sobre Prevenção de Álcool e Drogas ministrada pela Cristina Ferri (Proerd) e finalizando o evento, foi oferecido lanche e sorteios de brindes para completar a alegria dos alunos.
Com relação à organização da escola para o funcionamento do programa, temos ainda algumas barreiras a serem desvelados, professores, funcionários, alunos, engajados no mesmo objetivo que é a melhoria da qualidade de aprendizagem dos nossos alunos.





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Relatório Mensal – Mais Educação


Junho/2012


             No primeiro dia do mês de junho houve uma reunião pedagógica aqui na escola com Monitores, bolsistas, juntamente com a Diretora Vania para tratarmos de assuntos importantes na organização do Programa Mais Educação, também com discussões do Projeto Meio Ambiente que terá a culminância com uma Amostra Pedagógica, na ocasião também houve uma confraternização de Aniversariantes de Monitores e Bolsista, foi proveitoso o momentos de reflexões, ideias e decisões para o crescimento e funcionamento do Programa na nossa escola.
            No dia dezesseis, sábado as 16horas fizemos uma reunião com os pais dos alunos que participam do Programa Mais Educação para tratarmos de vários assuntos. Destacamos aos pais o resultado satisfatório de aprendizagem dos alunos, apresentamos um vídeo dos alunos nas atividades desenvolvidas nos trabalhos das oficinas, foi um momento de significação para os pais, pois ali eles puderam ver o que é feito e como acontece a aprendizagem no programa. Conversamos com os pais as dificuldades no que se referem à indisciplina e comportamento dos alunos e juntamente com a diretora Vânia falamos da importância dos pais no acompanhamento da educação de seus filhos, e que temos que estar sempre cobrando para que a cada dia mais elas  melhorem  e que temos a obrigação de estar corrigindo para a qualidade da educação melhore e consequentemente uma aprendizagem com resultados  satisfatório. Falamos também do projeto sobre do Meio Ambiente,que estamos desenvolvendo, destacando o relato de dois alunos sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. A diretora Vânia disse da importância dos alunos estar vindo com o uniforme, já que foi dado para que os mesmo usassem e temos ainda alguns que não estão vindo de uniforme. Finalizado foi dito que o sucesso do Programa depende também do comprometimento dos pais e de todos  que participam do processo.
            Foi libertado o dinheiro no Banco do Brasil, pois o mesmo encontrava bloqueado por causa das inadequações do Conselho Deliberativo da Escola e, para regularizar há muita burocracia dentro dos órgãos (Cartório, Receita Federal e Banco do Brasil), e diante disso, a demora da liberação do dinheiro. Foi feito o pagamento para os Monitores no dia 18 os meses de abril e maio e pago algumas despesas necessárias que fizemos, para o funcionamento do programa.
            Temos alguns alunos do Programa que estão faltando com certa regularidade nas oficinas, destacando ainda, que é feito chamada todos os dias  e estamos sempre empenhados e em contato para que justifique a falta, diante destas problemáticas resolvemos  regularizar o cadastro destes alunos mandamos um bilhete para o responsável e caso não queira participar mais do programa que assinasse a desistência já que os mesmos tem uma autorização e termo de compromisso assinado pelos pais para participar do Programa.
            Dia 20 às 19h30min os alunos do Programa fizeram uma apresentação de Capoeira com o Monitor Claudio Sousa na UNEMAT, foram muito aplaudidos na apresentação e um momento especial para nós representando a nossa escola.
            Aos poucos o Programa esta caminhando para a finalidade que foi proposta, melhorar a qualidade da Educação e evitar a exclusão de crianças no contexto escolar e social e entraves, desafios e conquistas sempre irão surgir...
  


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Relatório Mensal – Mais Educação

Julho/2012


Iniciamos o mês de julho dando continuidade no Projeto do Meio Ambiente, a visita no Bairro Lisboa onde a escola está inserida, com o objetivo de Informar, despertar e promover nos alunos e comunidade hábitos corretos na preservação pelo meio ambiente para uma vida saudável e sustentável. Saímos com os alunos juntamente com os monitores e bolsistas nas casas próximas a escola, visitando, observando e conversando com os moradores sobre os cuidados com a limpeza, e a consequência do acumulo do lixo, enchentes, entupimento dos bueiros, no quintal, terreno e nas ruas, como prevenção das doenças, destacando a dengue um mal que tem levado até a morte de alguns moradores do bairro. Preservar e cuidar do ambiente que vivemos é um dever de todos para uma vida muito melhor e saudável!
Foi muito bom fazer a caminhada pelo bairro, pois assim os alunos vivenciaram o que sempre estamos falando, estudando, sobre o lixo, a limpeza no quintal e o combate de doenças, portanto, houve uma sintonia entre teoria e prática e com isso todos alunos entenderam bem estes problemas e acredito que teremos no futuro mais pessoas preocupadas em cuidar, defender e preservar o meio ambiente que é uma necessidade para a continuação da biodiversidade do nosso planeta.
No dia 03(terça-feira) recebemos a visita de alunos do Programa Mais Educação de Alta Floresta(MT), juntamente com Monitores, Diretora e Coordenadora. Na ocasião estiveram presentes as Coordenadoras do Programa  da SEC- Secretaria Municipal de Educação de Sinop, Alexandra Cortes, Telvia Marques e Rafael Chaves.
 Na chegada, foram recebidos com uma roda de capoeira e oferecemos um almoço e logo após mostramos as dependências da escola e onde o projeto acontece. Os alunos da nossa escola fizeram também uma apresentação de Canto e Coral e os alunos de Alta Floresta fizeram apresentação de Dança. Com isso fizemos a integração entre o programa e as escolas que está no objetivo do Programa Mais Educação, isto é, o Intercâmbio das cidades vizinhas.
Na quinta dia 5, fizemos uma gincana (INTERTURMAS), já pensando na integração dos alunos do Programa. A gincana foi organizada da seguinte forma: Os alunos foram divididos em três equipes. Cada monitor auxiliara uma equipe. Para a formação das equipes, cada turma (A, B e C) ou (D, E e F) será dividida em três, depois juntar uma parte de A, de B e C para formação de cada equipe, até obter três equipes, para haver uma equivalência na idade e ano que estudam em todas as turmas da equipe. Fizemos diversas atividades recreativas: corrida de saco, dança da cadeira, dança, música, paródias e muita brincadeira. Foi muito bom este momento tão prazeroso e a satisfação de felicidade na face de cada aluno do programa.
No dia 10 de julho levamos os alunos no cinema para assistir o filme A Era do Gelo 4, foi a última semana de aula para iniciar o recesso do semestre, foi o objetivo e incentivo deste passeio deixando os alunos com vontade de retornar ao programa após o recesso.



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RELATÓRIO MENSAL – MAIS EDUCAÇÃO

AGOSTO/2012



Iniciamos o mês de agosto, com melhoras no Programa, adquirimos alguns materiais necessários para implementar o funcionamento da Oficina Horta Escolar. Foi feito o sistema de irrigação e com novos plantios, os Monitores Roni e Jussiê empenharam para a melhoria da oficina, desta forma, contribuirá para qualidade, crescimento e produtividade da mesma, incentivando os alunos a participarem com mais empenho da oficina e continuar a participar do programa. Ficou decidido pelos Monitores que os alunos farão o rodízio e acompanhamento, dia a dia, da Oficina, com qual seu dia de cuidar da horta, já que o funcionamento com os monitores é segunda e  terça-feira e portanto, os outros dias da semana ficava sem os cuidados necessários.  Para que a escola pudesse participar e conectar melhor com a Oficina Horta Escolar, fizemos o convite aos professores que levassem os alunos na horta e vivenciasse o funcionamento do sistema de irrigação, a forma como foi plantado as verduras e legumes (vertical e horizontal) de maneira sustentável (pneus) com a parceria da Cargil.

Fizemos contato por telefone e depois por email com a EMBRAPA para fazer a visita com os alunos do programa e estamos aguardando o dia que eles irão agendar e nós organizarmos para que realize este passeio. No requerimento para a Embrapa fizemos a seguinte justificativa, tendo em vista, que oferecemos aos alunos do Programa Mais Educação (Escola Integral) a Oficina Horta Escolar Sustentável, com o direcionamento educacional para que perceba a importância dos alimentos -(vitaminas) - (plantio, crescimento colheita das verduras, legumes) sustentabilidade, alimentos naturais sem agrotóxico) para uma vida saudável. Sendo assim, gostaríamos de oferecer aos alunos uma complementação do que estudaram na escola com esta visita a EMBRAPA e também como acontecem às pesquisas Agropecuária (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa).
Fizemos um convite para Coordenação de Odontologia para enviar uma equipe no programa e realizar palestra e orientação da higiene bucal dos alunos e estamos aguardando a visita destes profissionais da saúde. Desta forma, pensamos que irá contribuir na qualidade de vida destes alunos, visto que muitos reclamam de dor de dente, mau hálito e outros problemas causados pela falta de cuidados com sua saúde bucal.
Para melhorar e incentivar os alunos, colocamos no Mural do Programa os destaques da semana com fotos deles, e pelo visto, está surtindo efeito, já que todos querem aparecer no mural. Para que aconteçam os destaques da semana, os Monitores de cada Oficina colocam os nomes dos alunos em uma caixa que fica na sala da coordenação, abrimos na sexta-feira para saber os alunos escolhidos e então providenciamos para tirar as fotos deles, imprimir para colocar no mural do Programa. Pretendemos desta forma, que os alunos desejem melhorar a participação nas oficinas.
Colocamos no Blog da escola uma página do Programa Mais Educação com todas as informações do funcionamento e com fotos das oficinas. Incentivamos também a acessarem o blog, pois a participação é fundamental para interagir com o Programa e a escola esta participando de um concurso do Blog mais acessado e comentado, já que no ano passado foi premiado, estamos empenhados para que aconteça novamente.
Fizemos reunião pedagógica e Formação com Tema: Planejamento com Monitores e bolsistas na quarta-feira, dia 24 no período matutino. São significantes estes encontros semanais, pois é feito os repasses necessários para o bom funcionamento do Programa, dialogando, apontando as dificuldades e sugestões para que melhore a qualidade do programa e os alunos se sintam motivados a vir participar das Oficinas do Programa.
No dia 27, na sala de Informática repassamos a formação para os professores da escola com o tema: TDAs (Trasnstorno de Deficit de Atenção) e TDAH (Trasnstorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade). FORMADORES: Professora Arminda Ferreira e professora Vera Lúcia Buose. Acredito que tenha contribuído na aquisição de conhecimento, pois sabemos que temos que estar sempre em busca de atualizações e desta capacitação houve trocas de informações, experiências, contribuindo para que estejamos aptos a identificar ou encaminhar estes transtornos de aprendizagem para um profissional certo e resolver as dificuldades que possam aparecer nas nossas escolas.
Segundo Paulo Freire nós educadores somos sujeitos envolvido no processo educativo, portanto devemos propiciar um caminho para que aconteça em um futuro próximo a educação integral.


FOTOS PARA CALENDARIO: SETEMBRO 2012 - MAIS EDUCAÇÃO











RELATÓRIO MENSAL – MAIS EDUCAÇÃO
SETEMBRO/2012
A primeira semana de setembro foi iniciada com diversas atividades relacionadas à Semana da Pátria, ensaios do Hino de Sinop na Oficina de Canto e Coral e na Oficina de Letramento foram trabalhados a letra do hino, pois sabemos que poucos alunos conhecem e ouvem o mesmo.
 Estamos organizando as atividades para que todas as oficinas participem de maneira interdisciplinar e nas comemorações da escola que é um dos objetivos do Programa. Os alunos do Programa participaram da semana cívica e percebemos o quanto gostam deste momento, e ainda como forma de incentivá-los a participarem de outros eventos na escola.
Continuamos as comemorações cívicas na escola na segunda semana de setembro, com o aniversário do município de Sinop, os alunos do Programa também participaram com destaque no canto do Hino de Sinop e apresentações de textos referentes à História de Sinop. Foram feitos trabalhos nas oficinas sobre Sinop, textos informativos da história do município, as cores e os símbolos, desenhos, pinturas e confecção da Bandeira. Estivemos presentes no desfile comemorativo ao aniversário de Sinop, no dia 14 de Setembro de 2012, no Estádio Gigante do Norte, com uma faixa sobre as Oficinas que oferecemos no Programa.
No dia 20 os alunos visitaram à UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso com o objetivo de conhecerem o Campus. Após a palestra com o Prof. Msc Fábio Renato Borges,  monitorou a visita mostrando os laboratórios, e destacando a importância da Instituição Federal, os benefícios e serviços que ela oferece para a sociedade.  Durante a palestra, os alunos  ouviram com atenção as explicações do Professor e tiraram suas dúvidas sobre o que a instituição oferece e seus objetivos. No período vespertino não foi possível realizar a visita, devido à chuva. Porém, já está agendada uma nova visita, para o dia 10 de Outubro, assim terão  oportunidade de conhecer o campus.
Na Oficina de Capoeira os Monitores Claudio de Sousa e Maria Betania de Sousa, fizeram ensaios com os alunos para participarem do V Festival Cultural de Capoeira que foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro no Ginásio São Cristóvão. Na ocasião houve o Batizado e Troca de Corda para alguns alunos, momento emocionante, com alguns pais presentes. É importante presenciar o resultado satisfatório do trabalho dos monitores de capoeira, haja visto, que sempre que possível os alunos estão participando de eventos relacionados às oficinas. Desta forma, a inserção nos eventos incentiva a prática da capoeira que é um esporte que contribui para o desenvolvimento dos mesmos.
No dia 25 fomos a EMBRAPA, com o objetivo de conhecermos e ver o trabalho da empresa e as pesquisas Agropecuárias (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa. Com a visita os alunos complementaram os conhecimentos que adquiriram na oficina de Horta, e perceberam  a importância e os benefícios desta Instituição na nossa cidade. Foi muito bom o passeio, presenciamos a vitrine tecnológica (plantações irrigadas e pesquisa),as instalações, laboratório de pesquisa, e fomos parabenizados pelo bom comportamento e participação dos alunos.
Recebemos a visita da equipe da Cargil, que são parceiros da Oficina: Horta Escolar, e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Marineide Marques. Eles viram o trabalho que estão feito na horta (plantios), na oportunidade colheram algumas verduras para levarem, momento de satisfação para nós, pois estamos colhendo o resultado do trabalho que está sendo feito.
Tivemos também troca de Monitora de Letramento, com a saída da Professora Eva e a professora Elen assumiu a oficina, e a Franciele assumiu a Oficina de Matemática em horário contrário, já que no Período Matutino ela desenvolve o trabalho de bolsista e a tarde a monitoria, conseguindo conciliar as duas coisas.
Sabemos que temos muito que fazer para melhorar o programa na nossa escola, que é uma luta constante... “Precisamos saber que educação é fruto de vivencia, de persuasão, de crença, de investimento, de ideal e de paixão. E é também, sobretudo, uma educação do exemplo e de vida anunciada, no cotidiano”. (Artífice de um Novo Mundo: Educação Integral em Mato Grosso. 2012, p.55).



Professora Arminda Ferreira
Coordenadora do Programa Mais Educação
EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus


FOTOS DAS ATIVIDADES DO MÊS DE SETEMBRO:













  




4 comentários:

Anônimo disse...

O Programa Mais Educação na Escola funciona hoje como uma ferramenta a mais para Inclusão de todos alunos, para descobrir novos talentos, incentivar no esporte como qualidade de vida e na Melhoria da Qualidade de Aprendizagem.
A Aprendizagem acontece de forma lúdica e prazerosa, desta forma, os alunos tem motivação para permanecer no programa!!
Coordenadora Do Programa do Mais Educação. Professora Arminda Ferreira

Franciele disse...

Comecei a participar do Programa Mais Educação Esse ano, como Bolsista Estagiária e Monitora na oficina de Matemática...Ao meu ver o Programa está de Parabéns, os monitores são empenhados e a Coordenadora dedicada. Os alunos encontram aqui uma oportunidade excelente de aprendizado! Parabéns a Todos, eu amo fazer parte desse Programa...
Bolsista Franciele

Anônimo disse...

Parabéns à Escola Municipal e à sua Coordenadora Professora Arminda Ferreira por divulgar este belo trabalho!! Antonio Ramalho - Planeta Pedagógico

Eliana disse...

Estou começando agora no programa Mais Educação e vendo as postagens de vocês gostaria de fazer algumas perguntas para mim situar melhor.Esses relatórios são feitos mensalmentes e pelo coordenador? A cada Mês vocês escolhem um tema para ser trabalhado?

Na oportunidade ja parabenizo a escola pelo brilhante trabalho!