quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ATENÇÃO COM O SEMÁFORO

Muitos, muitos tempos atrás, não existia o trânsito. Depois de alguns tempos, surgiu o trânsito. Quando o trânsito surgiu, depois de muitos dias, o trânsito existiu e os carros e as motos começaram a desrespeitar o semáforo.

No segundo dia aconteceu uma trajédia. Alice desrespeitou o semáforo e os carros que estavam atrás, vinham em alta velocidade, Alice e os dois carros. Os motoristas dos carros se chamavam de Carlos e Pedro. Correram demais e os carros se amontoaram e Alice ficou gritando:

- Desce de cima do meu carro, ele é novo! Carlos também gritou e Pedro ficou escondido morrendo de medo. A polícia já tinha chegado e os três foram presos. Depois de alguns dias eles sairam da cadeia e depois disso, eles começaram a respeitar o semáforo. Alice, Carlos e Pedro ficaram amigos e viveram felizes para sempre.

 
Aluna: Raniely dos Santos Conzzatti

2º ano C

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A LENDA

Diz a lenda que nesta floresta habitava o Saci, o Curupira e a Iara. Certo dia, os três ouviram um barulho estranho vindo de traz da floresta. Quando perceberam o fogo já estava queimando toda a floresta e os animais estavam tentando apagar. Então o Saci decidiu ajudá-los. Enquanto isso, a Iara e o Curupira armaram uma armadilha. No dia seguinte, os caçadores foram presos e levados pela polícia da floresta. E os três amigos viveram felizes na floresta.

 

Produção coletiva do 2º ano C.

Profª: Zana Andréia Ricardi Cuqui

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PROFESSOR


             Professor
             Risonho
     MuitO legal
             Feliz
           sEmpre elegante
             Sentimental
             Sempre cuida dos alunos
             Ouve todos com carinho
     amoRoso.


Professor
O Professor nos trata
Como sua herança,
Porque gosta
Sempre de criança.

Tem professor que é velhinho
Que aprende de montão
Pois o tempo lhe ensinou
Que amar é muito bom.


Aluno: Luan Vinícius Duarte Ferreira - 4º ano C - vespertino;
Profª: Mara Helena Martins

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Educação Integral já é Realidade em Nossa Escola


No dia vinte e seis de setembro, deu-se início à implantação do Programa Mais Educação em nossa escola. O primeiro dia foi um pouco tumultuado, devido aos participantes não estar habituados a rotina das atividades. Professores (as) e alunos (as) estavam ansiosos para conhecerem essa nova experiência. A coordenadora do programa Mais Educação, Jucemara Negri coloca que, “ Achava que seria bem mais difícil, que as crianças não iriam se adaptar por ser o dia todo. Mas, só foi um pouco tulmutuado nos dois primeiros dias. Eles estão participando e demonstram gostar das oficinas e já estão nesta quarta semana, habituados a rotina.”
Foi comunicado à escola sobre a possível implantação desde o final do ano passado, período no qual foi colocado o programa em prática em três escolas do município de Sinop M.T. Este ano, um total de dez escolas foram contempladas.
A escola Basiliano está atendendo cento e noventa alunos (as), sendo que estes iniciam suas atividades as sete horas da manhã, tendo café da manhã, lanche na hora do recreio, almoço as onze horas, banho e lanche no recreio da tarde.
O programa, em nossa unidade escolar, oferece seis oficinas que são, matemática, letramento, tenis de mesa, capoeira, horta e canto/coral. Conta com doze monitores (as), pagos pelo MEC, e duas bolsistas, pagas pela Secretaria de Educação, totalizando quatorze educadores (as). Os materiais didáticos e equipamentos para as oficinas são adquiridos com verbas enviadas pelo MEC, depositado para a escola e administrado pelo presidente do Conselho Escolar.
A implantação do Programa na escola este ano, ainda está em experimento, não sendo possível uma análise dos reais benefícios na aprendizagem dos alunos (as), mas, a diretora já identifica pontos positivos e negativos, “A escola ao receber a proposta do Programa Mais Educação, não exitou em aceitar, pois o mesmo está em consonância com as suas necessidades. Muitos são os pontos positivos, como, a interação dos alunos, a oportunidade de socialização, e em destaque, as atividades desenvolvidas nas oficinas, bem como, a responsabilidade e seriedade dos monitores (as) que já demonstraram domínio nas tarefas realizadas. Os pontos negativos são os ajustes na estrutura física e a adequação no número de zeladoras e merendeiras. Com a implantação de recursos, espera-se melhorar o desempenho dos alunos e com isso beneficiar os desafios enfrentados pela escola para atingir melhores resultados educacionais.”
A expectativa em relação aos resultados do ensino/aprendizagem dos alunos (as) é de todos os educadores da escola, visto que a educação em período integral está sendo uma experiência positiva em muitas unidades escolares em outros estados.

Profª Verônica Alves

Fotos de algumas atividades do programa Mais Educação

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Hoje tem diversão? Tem sim senhor!


Professores e alunos fizeram uma festa sábado, oito de outubro, comemorando o Dia das Crianças. Foi uma linda manhã de sol. Todos participaram e se deliciaram com os picolés e cachorro-quente. A correria foi geral, tudo para agradar e comemorar o dia da criança.

As estagiárias do PIBID organizaram uma gincana bem divertida para todos os alunos (as) como a dança da cadeira, corrida do saco, futebol de balão, futebol de vassoura, corrida do ovo, brincadeira da esponja, cabo-de-guerra e jogo do dardo. As turmas foram divididas e identificadas por cores, vermelho, verde e branco e em dois grupos, sendo o primeiro pelo grupo dos alunos maiores e depois do recreio, os alunos (as) menores.

As professoras também foram envolvidas na dança da cadeira e jogo do dardo e quando não estavam na disputa por pontuação, torciam muito empolgadas pelo seu grupo. Além das gincanas, teve pula-pula, pingue-pongue, spiribol, vai e vem e boca de palhaço. Foi uma manhã muito especial, organizado para PESSOAS ESPECIAIS.



IMAGENS DO DIA DAS CRIANÇAS


Profª Verônica Alves

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ESSE MOMENTO CHAMADO VIDA

A vida, ah como é interessante,
Sabermos alguns detalhes da nossa chegada
A esse cosmo que se chama vida.
Quantas coisas importantes vivemos,
Algumas só trouxeram felicidades,
Outras grandes tristezas e desilusões.
Os momentos felizes quando começamos a ler o mundo,
Com a ajuda da primeira professora
E percebemos que é só a ponta do iceberg que nos levará como um barco sem leme,
Navegando por mundos nunca dantes navegados.
Então vem a fase adulta,
Chegam as responsabilidades, os filhos,
A importância de uma outra forma de ver as coisas,
Agora com responsabilidade dobrada.
A faculdade, um novo olhar,
Uma oportunidade de mudar o curso da sua história.
Estudos, trabalhos, provas,
Formatura, enfim vencemos.
E hoje, tentar aflorar em outros seres
O conhecimento que se constrói em parceria,
Ninguém aprende sozinho,
Aprendemos em conjunto e sempre.
Alguns fatos foram mais importantes que outros,
Mas todos contribuíram para a formação da nossa personalidade, nosso caráter.
Enfim somos aquilo que buscamos.



Profª Ms. Marilda Palma Pereira

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto DuPont na Escola

A multinacional Du Pont realiza o projeto “DuPont na escola” desde o ano de 2004, principalmente nas regiões rurais. Em Sinop MT, conta com a parceria da empresa Agro Amazônia, distribuidora de seus produtos. Um dos objetivos do projeto é levar os alunos a conhecer os cuidados necessários para a proteção dos agricultores na aplicação de defensivos agrícolas, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Escolas públicas são contempladas com o projeto, que é aplicado nos quartos e quintos anos do ensino fundamental. Essas séries são visadas, pela idade do alunado, entendida pela empresa como uma fase facilitadora da multiplicação das informações dadas, alcançando assim seus familiares, principalmente as famílias de agricultores.

Cada ano é escolhido uma escola para participar do projeto, com a ajuda da Secretaria de Educação. Este ano, a escola Basiliano do Carmo de Jesus foi contemplada. Engenheiros agrônomos, representantes da Multinacional Du Pont e da distribuidora Agro Amazônia, levam informações aos alunos por meio de videos, palestras e distribuição de gibis, passando de modo divertido e com uma linguagem simples, todos os cuidados necessários com o uso de EPIs no momento da aplicação dos defensivos agrícolas, para proteção do agricultor.

O projeto contribui não só com a informação, mas também, com o aprendizado da criança, que por meio de desenhos e produção textual expressa seu conhecimento apreendido. Além do mais, é feito a escolha, por uma equipe da empresa, da redação ou desenho de um aluno de cada turma que se destacar, sendo premiado com uma bicicleta de marcha. A escola eleita também é premiada com um computador. O resultado este ano será divulgado pelos responsáveis do projeto, mais ou menos em dois meses. Alunos e professores aguardam o resultado ansiosos.

Profª Verônica Alves


FOTOS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DUPONT NA ESCOLA


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ALUNOS UNIFORMIZADOS



Na última semana de agosto, todos os alunos da escola, receberam uniformes gratuitamente, um total de aproximadamente, mil trezentos e trinta e seis camisetas. Cada aluno recebeu um kit contendo duas camisetas, que foram enviadas pela Secretaria Municipal de Educação e entregues à direção escolar para serem distribuidas.
Uniformizados, a identificação dos alunos é facilitada em qualquer situação e lugar. A organização dentro do âmbito escolar como também na sociedade, como por exemplo o trabalho da guarda municipal, acaba sendo contemplado com a distribuição dos uniformes. “Os alunos uniformizados são facilmente identificados, permitindo o controle ao acesso da escola, evitando assim que pessoas estranhas circulem no ambiente escolar, sem permissão. Além do que, o uso do uniforme proporciona um meio igualitário,” afirma o inspetor de alunos, Clodoaldo Leidens.
A família dos discentes ficaram contentes com essa iniciativa. Dona Rosa M. Paulino, mãe de aluna da escola, fala sobre a importância da entrega dos uniformes. “Achei bom, achei maravilhoso, porque não precisamos comprar roupa pra ir à escola, porque a criança sempre quer roupa nova e não tem condições de ficar comprando.” E complementando afirma que “ Seria interessante ter o nome da escola na camiseta.” Segunda a Secretaria de Educação as camisetas são somente identificadas como de escola municipal, para facilitar a migração do aluno de uma escola a outra evitando assim, custos, por isto não consta o nome específico de cada escola.

Profª Verônica Alves


Confira algumas fotos!!!



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Arraiá EMEB Basiliano: Eta trem bão sô!



 Como é tradição folclórica em nossa região, a festa Julina foi comemorada na E.M.E.B. Basiliano com muita alegria, danças, comilanças, bingos e cooperação. A festança foi organizada para que todos os “cumpadis” e “cumadis” que prestigiassem o evento se sentissem acolhidos e se divertissem muito.
A preparação foi desde a confecção dos convites, decoração, preparação das comidas típicas, arrecadação de prêmios, ensaio das apresentações, ou seja, tudo que é necessário para que um arraiá aconteça.
Professores (as) juntamente com as acadêmicas do PIBID organizaram belíssimas apresentações tradicionais como casamento caipira, dança da fita e country. Alunos (as) do 1º ao 6º ano e EJA participaram com muito entusiasmo e descontração. Além das apresentações, todos os presentes puderam apreciar os deliciosos pastéis, cachorro-quente, quentão, bolos, pipocas. As crianças se divertiram muito no pula-pula e pescaria, e alguns adultos, aproveitaram para relembrar o tempo de infância.
A diretora Gisele Oliveira Faria fez uma avaliação positiva da festa. “Percebe-se que os eventos realizados na escola, favorecem a integração com a comunidade. A festa julina já virou tradição, na qual a própria comunidade escolar instiga a realização desta. Pode-se dizer que os benefícios alcançados são muitos. É um mês diferente, muita agitação, participação e desenvolvimento das atividades que se tornam mais envolventes. O lucro arrecadado favorecerá atividades a serem desenvolvidas como o dia das crianças e confraternização entre professores e funcionários”.
Cada ano que passa o arraiá Basiliano fica mais bonito e conta com um número maior, da comunidade escolar e visitantes. Por isso, mal acabou a festança e já se sente o aroma das comidas típicas, e se lembra do colorido das bandeirolas e a alegria que as músicas e danças proporcionam. “Intão cumpadi e cumadi si ocê perdeu essi arraiá isperamus ocê no ano que vem!”

Prof ª Verônica Alves

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EDUCADOR (a)

Educar é
exercitar a consciência e as emoções,
amadurecer os pensamentos,
saborear os sentimentos,
tornar humano o ser humano,
transformar o que somos:
MUNDO.

Vida educada, coração educado
A educação exclui a exclusão
Humaniza a humanidade
Cuida da vida e do coração
Questiona a realidade
Reacende em nossa alma a realização.

A educação dá vida à vida
Faz a vida continuar viva
Ela age por meio do silêncio
Assume o seu compromisso
Aprende e ensina a descobrir
Descobrir quem somos:
ETERNOS APRENDIZES.

José Damião Limeira

Os (as) Educadores (as) da E. M. E. B. Basiliano

Educadores (as) do PIBID e do Programa Mais Educação


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROGRAMA PIBID: PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA



PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência, implementado pelo Termo de Cooperação entre o Município de Sinop/Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso, viabilizando a operacionalização das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, coordenadora e supervisoras, responsáveis institucionalmente pelo Programa, vinculado ao Curso de Licenciatura Plena de Pedagogia, Campus Universitário de Sinop_MT_UNEMAT, conforme Edital CAPES/DEB Nº 02/2009 – PIBID.
O acordo de cooperação tem por finalidade enriquecer as atividades de iniciação à docência e a formação prática para o exercício do magistério no sistema de ensino da rede pública, como forma de complementação do ensino e da aprendizagem dos estudantes de licenciatura matriculados no curso de pedagogia da UNEMAT/Campus de Sinop.
Um dos objetivos do PIBID é integrar a Educação Superior e a Educação Básica para fomentar e valorizar a formação de professores, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública. Valorizar, também o magistério, incentivando os estudantes que optaram pela carreira docente, bem como aos professores do sistema público de ensino que se encontram em atividade de sala de aula. E, ainda, incentivar as escolas públicas para torná-las protagonistas nos processos formativos dos estudantes de licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes.
O PIBID está implantado em 03 escolas municipal-parceiras: Ana Cristina de Sena; Tiago Aranda Martins e Basiliano do Carmo de Jesus, sendo coordenado pela profª. Drª Fátima Aparecida da Silva Iocca, e a supervisora bolsista da escola parceira Basiliano profª.Msc. Élia Amaral do Carmo Santos, tendo como acadêmicos bolsistas: Eva Maria de Moraes, Eva Aparecida dos Santos, Elen Poliana da Silva, Elizete Poleti, Ildenê da Silva Sousa, Janaina Batista Lino e Poliana Acs Teodoro.
O Programa PIBID na escola Basiliano a cada dia tem buscado formas diferenciadas de estar vivenciando e aproximando da prática docente, administrativa e também do processo de ensino-aprendizagem e desta forma há o crescimento pessoal e coletivo.
Uma das ações das acadêmicas bolsistas da escola Basiliano é o recreio dirigido, que tem o propósito de coordenar as atividades lúdicas com os alunos no intervalo, visando à integração entre as várias turmas e de diferentes idades. É utilizado jogos como, da memória, pega-varetas, dama, vai-e-vem, jogo da velha, pula corda, que é a atividade mais procurada pelos alunos. Boa parte dos jogos são elaborados a partir de materiais recicláveis. Também é feito a hora do conto que na maioria das vezes é dramatizado.
Com a implantação da sala de leitura na escola, as acadêmicas também auxiliam na organização, como catalogar os livros e receber os alunos do 1º ao 6º ano para o momento da leitura, onde os mesmos ouvem uma história, dramatizada, contada ou assistem pequenos filmes.
Além das ações acima citada, há o apoio aos professores, uma vez por semana. Este apoio se dá verificando a leitura dos alunos e a tabuada. Este projeto contribuiu e ainda está contribuindo na experiência de cada acadêmico(a) bolsista como educador (a) bem como com a escola contemplada.


Dados: profª.Msc. Élia Amaral do Carmo Santos
Acadêmicas: Eva M. de Moraes;
Eva AP. dos Santos;
Elen P. da Silva;
Poliana Teodoro.