segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Arraiá EMEB Basiliano: Eta trem bão sô!



 Como é tradição folclórica em nossa região, a festa Julina foi comemorada na E.M.E.B. Basiliano com muita alegria, danças, comilanças, bingos e cooperação. A festança foi organizada para que todos os “cumpadis” e “cumadis” que prestigiassem o evento se sentissem acolhidos e se divertissem muito.
A preparação foi desde a confecção dos convites, decoração, preparação das comidas típicas, arrecadação de prêmios, ensaio das apresentações, ou seja, tudo que é necessário para que um arraiá aconteça.
Professores (as) juntamente com as acadêmicas do PIBID organizaram belíssimas apresentações tradicionais como casamento caipira, dança da fita e country. Alunos (as) do 1º ao 6º ano e EJA participaram com muito entusiasmo e descontração. Além das apresentações, todos os presentes puderam apreciar os deliciosos pastéis, cachorro-quente, quentão, bolos, pipocas. As crianças se divertiram muito no pula-pula e pescaria, e alguns adultos, aproveitaram para relembrar o tempo de infância.
A diretora Gisele Oliveira Faria fez uma avaliação positiva da festa. “Percebe-se que os eventos realizados na escola, favorecem a integração com a comunidade. A festa julina já virou tradição, na qual a própria comunidade escolar instiga a realização desta. Pode-se dizer que os benefícios alcançados são muitos. É um mês diferente, muita agitação, participação e desenvolvimento das atividades que se tornam mais envolventes. O lucro arrecadado favorecerá atividades a serem desenvolvidas como o dia das crianças e confraternização entre professores e funcionários”.
Cada ano que passa o arraiá Basiliano fica mais bonito e conta com um número maior, da comunidade escolar e visitantes. Por isso, mal acabou a festança e já se sente o aroma das comidas típicas, e se lembra do colorido das bandeirolas e a alegria que as músicas e danças proporcionam. “Intão cumpadi e cumadi si ocê perdeu essi arraiá isperamus ocê no ano que vem!”

Prof ª Verônica Alves

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EDUCADOR (a)

Educar é
exercitar a consciência e as emoções,
amadurecer os pensamentos,
saborear os sentimentos,
tornar humano o ser humano,
transformar o que somos:
MUNDO.

Vida educada, coração educado
A educação exclui a exclusão
Humaniza a humanidade
Cuida da vida e do coração
Questiona a realidade
Reacende em nossa alma a realização.

A educação dá vida à vida
Faz a vida continuar viva
Ela age por meio do silêncio
Assume o seu compromisso
Aprende e ensina a descobrir
Descobrir quem somos:
ETERNOS APRENDIZES.

José Damião Limeira

Os (as) Educadores (as) da E. M. E. B. Basiliano

Educadores (as) do PIBID e do Programa Mais Educação


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROGRAMA PIBID: PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA



PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência, implementado pelo Termo de Cooperação entre o Município de Sinop/Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso, viabilizando a operacionalização das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, coordenadora e supervisoras, responsáveis institucionalmente pelo Programa, vinculado ao Curso de Licenciatura Plena de Pedagogia, Campus Universitário de Sinop_MT_UNEMAT, conforme Edital CAPES/DEB Nº 02/2009 – PIBID.
O acordo de cooperação tem por finalidade enriquecer as atividades de iniciação à docência e a formação prática para o exercício do magistério no sistema de ensino da rede pública, como forma de complementação do ensino e da aprendizagem dos estudantes de licenciatura matriculados no curso de pedagogia da UNEMAT/Campus de Sinop.
Um dos objetivos do PIBID é integrar a Educação Superior e a Educação Básica para fomentar e valorizar a formação de professores, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública. Valorizar, também o magistério, incentivando os estudantes que optaram pela carreira docente, bem como aos professores do sistema público de ensino que se encontram em atividade de sala de aula. E, ainda, incentivar as escolas públicas para torná-las protagonistas nos processos formativos dos estudantes de licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes.
O PIBID está implantado em 03 escolas municipal-parceiras: Ana Cristina de Sena; Tiago Aranda Martins e Basiliano do Carmo de Jesus, sendo coordenado pela profª. Drª Fátima Aparecida da Silva Iocca, e a supervisora bolsista da escola parceira Basiliano profª.Msc. Élia Amaral do Carmo Santos, tendo como acadêmicos bolsistas: Eva Maria de Moraes, Eva Aparecida dos Santos, Elen Poliana da Silva, Elizete Poleti, Ildenê da Silva Sousa, Janaina Batista Lino e Poliana Acs Teodoro.
O Programa PIBID na escola Basiliano a cada dia tem buscado formas diferenciadas de estar vivenciando e aproximando da prática docente, administrativa e também do processo de ensino-aprendizagem e desta forma há o crescimento pessoal e coletivo.
Uma das ações das acadêmicas bolsistas da escola Basiliano é o recreio dirigido, que tem o propósito de coordenar as atividades lúdicas com os alunos no intervalo, visando à integração entre as várias turmas e de diferentes idades. É utilizado jogos como, da memória, pega-varetas, dama, vai-e-vem, jogo da velha, pula corda, que é a atividade mais procurada pelos alunos. Boa parte dos jogos são elaborados a partir de materiais recicláveis. Também é feito a hora do conto que na maioria das vezes é dramatizado.
Com a implantação da sala de leitura na escola, as acadêmicas também auxiliam na organização, como catalogar os livros e receber os alunos do 1º ao 6º ano para o momento da leitura, onde os mesmos ouvem uma história, dramatizada, contada ou assistem pequenos filmes.
Além das ações acima citada, há o apoio aos professores, uma vez por semana. Este apoio se dá verificando a leitura dos alunos e a tabuada. Este projeto contribuiu e ainda está contribuindo na experiência de cada acadêmico(a) bolsista como educador (a) bem como com a escola contemplada.


Dados: profª.Msc. Élia Amaral do Carmo Santos
Acadêmicas: Eva M. de Moraes;
Eva AP. dos Santos;
Elen P. da Silva;
Poliana Teodoro.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

HISTÓRICO DA ESCOLA


EMEB Basiliano do Carmo de Jesus


O nome da escola é em homenagem a um dos pioneiros da cidade de Sinop-MT, seu nome era Basiliano do Carmo de Jesus, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1929 na localidade de Serra do Machado na cidade de Ribeiropólis estado do Sergipe. Faleceu em 16 de setembro de 2004 com 75 anos de idade. Foi casado com Tide Teixeira de Jesus e tiveram 09 filhos e vários netos e netas. Basiliano veio morar em Sinop-MT em 05 de fevereiro de 1975.
Pioneiro, comerciante, muito querido por toda a sociedade sinopense. Senhor sergipano como era conhecido, foi proprietário da loja de confecções “Sergipana”.
Então como símbolo de um grande desbravador que aqui chegou, hoje faz-se existente como lembrança “in memoriam”, a BASILIANO DO CARMOS DE JESUS, o nome de nossa unidade escolar.


FUNDAÇÃO

A escola teve seu decreto de criação nº 007/2007 na data de 08 de fevereiro de 2007 e iniciou suas funções escolares implantando o ensino fundamental de 8 anos (de 2ª a 8ª série) e ensino fundamental de 9 anos gradativo (do 1º ano ao 9º ano) no dia 05 de fevereiro de 2007.

MISSÃO

A Escola Municipal de Educação Básica "Basiliano do Carmo de Jesus" procura trabalhar especificamente para o educando, e se preocupa em oferecer caminhos para que haja a aprendizagem do mesmo, valorizando o conhecimento e habilidades, já adquiridas, para promover a formação de cidadão crítico, reflexivo e participativo, consciente e transformador da comunidade em que vive através de uma postura ética na prestação de serviços educacionais de qualidade, proporcionando meios de assegurar acesso e permanência do aluno na escola, avaliando resultados, planejando, objetivando o sucesso do aluno e a integração entre família, escola e sociedade.

VISÃO

Ter a escola como modelo de qualidade do processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica e diversidade conforme clientela, com empenho de toda comunidade para que se possibilite aos alunos a formação de conceitos e amadurecimento da criticidade, para a vida prática na sociedade.

 BANDEIRA


SIMBOLOGIA DAS CORES:
AZUL: das águas;
VERDE: das matas;
AMARELO / LARANJA: do sol;
VERMELHO: a força de vontade e companheirismo;
MARROM: a fertilidade da terra.

SÍMBOLOS:
*LÁPIS: usamos na escola, com uso correto podemos melhorar nosso futuro;
*BOLA: os esportes, importantes no desenvolvimento social do aluno;
*LIVRO: símbolo da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual;
*ESTRADA: a trajetória escolar dos alunos;
*MURALHAS: a fortaleza da escola em nossas vidas.

CRIAÇÃO:
Alunas da 8ª série A do Ensino Fundamental em 2007:
  • ANA PAULA CORREIA
  • LUCIANA DA SILVA DE OLIVEIRA
  • TAINARA SERRAGLIO DE SOUZA