sexta-feira, 29 de junho de 2012

Confira os preparativos para o ARRAIÁ DO BASILIANO SôÔôÔ!!!


Preparativos para o tradicional ARRAIÁ DO BASILIANO!






Turma: 4ºAno B e Prof. Vera:

 

Ensaios: 2º Ano B – Prof. Marizete e PIBID do período vespertino

 
AGUARDAMOS VOCÊ E SUA FAMÍLIA NO DIA 07/07/12 ÀS 18H30MIN NO PÁTIO DA EMEB BASILIANO DO CARMO DE JESUS.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

DIA DAS MÃES: VEJAM ELAS NA PASSARELA




- RESPONSÁVEIS
A equipe PIBID em parceria com os professores da EMEB Basiliano do Carmo de Jesus.
Alunos atendidos: do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino.

- JUSTIFICATIVA
O projeto em homenagem ao dia das mães intitulado “VEJAM ELAS NA PASSARELA”, surge pelo interesse de realizar algo diferenciado neste dia das mães 13/05/12. Tendo como finalidade a valorização, envolvimento de mães nas ações do PIBID desta escola parceira como forme de motivação para as mães e os filhos (as), resultando em aprendizagem significativa para todos os envolvidos.

OBJETIVANDO HOMENAGEAR, VALORIZAR E ENVOLVER AS MÃES EM ATIVIDADES ESCOLARES ATRAVÉS DO LÚDICO, AGRADÁVEL E PRAZEROSO.



AGRADECEMOS todos os envolvidos: Mães, Alunos, Comunidade, Corpo docente, Gestão da unidade escolar, Equipe de Apoio, Mais Educação, PIBID, Patrocinadores e Parcerias com Secretarias. 
O evento só aconteceu e foi um SUCESSO, porque todos se comprometeram.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

PIBID EM AÇÃO: RECEPÇÃO DE BOAS VINDAS




 EMEB BASILIANO DO CARMO DE JESUS

BOLSISTAS RESPONSÁVEIS: Elen Poliana da Silva
Elizete Poleti
Eva Aparecida dos Santos
Eva Maria Moraes k. Andrade
Ildenê Silva Sousa
Janaina Perez
Poliana Acs Teodoro
SUPERVISORA: Prof. Msc. Élia Amaral do Carmo Santos
COORDENADORA PIBID: Prof. Drª Fatima Apª da Silva Iocca
DIRETORA DA UNIDADE ESCOLAR: Prof. Vania Vaz Ferreira Mohr
COORDENADORA UNIDADE ESCOLAR: Prof. Arlinda e Prof. Tereza
PERÍODO: Matutino e Vespertino
TURMAS: 1° ao 6° Ano
TOTAL DE ALUNOS: Aproximadamente 600 crianças
DATA DA RECEPÇÃO: 13 de Fevereiro de 2012

OBJETIVO:
 Recepcionar os alunos em seu primeiro dia letivo, entregando-os uma lembrança de boas vindas, buscando incentivá-los e valorizá-los.

JUSTIFICATIVA:
Procurou-se juntamente com a unidade escolar parceira planejar algo de diferente para receber os alunos em seu primeiro dia de aula. Visto que Freire (1996, p.164-165) afirma “Como prática estritamente humana, jamais pude entender a educação como experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos, devessem ser reprimidos [...]”, diante disso, busca-se acolher e incentivar os alunos nesse inicio letivo.
Pensou-se em elaborar uma lembrança de boas vindas, a qual os mesmo poderiam usar durante as aulas, com isso, as acadêmicas/bolsistas e supervisora propuseram confeccionar ponteiras de lápis, utilizando E.V.A. Dessa forma, para a confecção das lembranças de Boas Vindas, a escola concedeu os materiais necessários.

REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21.ed.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.


                                                                             

quarta-feira, 6 de junho de 2012

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ALEGRIA E SOLIDARIEDADE

Durante o mês de dezembro incentivei os alunos da sala de recurso a escreverem uma cartinha para o papai noel, para que eles se sentissem motivados pelo ano que passaram e pelos trabalhos e organização durante o ano.
Muito entusiasmados todos escreveram e fizeram seus pedidos ao papai noel. Encaminhei as cartinhas aos funcionários da EMBRAPA que se prontificaram e enviaram os pedidos para a escola, fazendo a alegria das crianças.
Na entrega dos presentes todos ficaram muito animados, fizemos uma confraternização de encerramento do ano letivo, foi muito bom!











 
Professora: Patrícia Fabiane

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

I CONCURSO DE BLOGS MOBILIZA COMUNIDADE ESCOLAR


O Núcleo Tecnológico Educacional Municipal, em parceria com a Coordenadoria de Programas e Projetos, organizou o I Concurso de Blogs Educativos de Sinop MT. As inscrições foram abertas as escolas e creches municipais, contemplando as categorias Escola, Professor (a), Aluno (a). O professor Nilton Matsui explicou que nesse primeiro concurso foram convidadas para participar somente as instituições municipais por se tratar de uma experiência. Provavelmente o próximo concurso será aberto a outras instituições educacionais, enriquecendo ainda mais este evento.
A premiação aconteceu no dia 8 de dezembro, no prédio da antiga Câmara Municipal com a participação de professores (as), alunos (as), comunidade escolar e com a presença do Secretário da Educação Antônio Tadeu Gomes de Azevedo. A comissão julgadora, composta por cinco avaliadores, sendo eles, Telvia Moura Marques, Sandra Luzia Wroebel Straub, Élidi Preciliana Pavanelli Zubler, Elton Cruz e Francisco José de Souza, levaram em consideração, conteúdos, designer e interação, conforme regulamento previamente estabelecido pelos organizadores do concurso para escolha dos vencedores. Concorreram às premiações 8 escolas, 6 professores (as) e 2 alunos.
A escola Basiliano do Carmo de Jesus participou em todas as categorias,“Escola”, “Professores”, tendo quatro inscritos, sendo eles, Professores Deividi Ricardo Lando e Valdeir Pereira, Professoras Vanderlaine Dias Caldas Silva e Arlinda Stinghen, “alunos”, Malony Cristopher e Flávio Henrique, infelizmente os únicos a serem concorrentes nesta última categoria.
Graças ao incentivo e apoio da gestão escolar, que não mediu esforços para envolver todos os educadores e educandos nesta experiência virtual, que com certeza enriqueceu a aprendizagem escolar, o I lugar na categoria Escola, foi conquistado pela E.M.E.B. Basiliano do Carmo de Jesus, recebendo 1 TV LCD, bem como, o segundo lugar na categoria Professor (a), pela docente Arlinda Stinghen, ganhando uma máquina fotográfica digital, I lugar na categoria Aluno, por Malony Cristopher Vailões de Souza Batista, sendo premiado com um celular e II lugar, pelo aluno Flávio Henrique Scharnoswki, ganhando um aparelho de som digital.
A diretora Gisele Faria de Oliveira, que esteve presente no evento da premiação expressou com muito orgulho que “Participar de um concurso que tem como objetivo o 'desenvolvimento da educação' é maravilhoso, pois desencadeia em nós muitas características adormecidas além do envolvimento de toda comunidade escolar. É com muito orgulho que parabenizo a iniciativa do NTM, alunos e professores no desempenho das tecnologias no contexto educacional.”
O resultado foi gratificante, não só pelas premiações, mas principalmente em ter estimulado e incentivado o uso do recurso blog nas escolas, como podemos constatar na fala da professora Arlinda Stinghen que afirma “...para mim em particular, tive um imenso aprendizado pois tenho muita dificuldade em relação a informática e consequentemente seu uso como recurso pedagógico e este concurso me motivou a utilizá-lo envolvendo todo o trabalho desenvolvido em sala de aula bem como os alunos (as). Agradeço e parabenizo os organizadores deste concurso.”
Espera-se que gestores e educadores, de todas as unidades escolares e principalmente da EMEB Basiliano, continuem este trabalho de inclusão digital escolar e social, mobilizando todos à busca de um aprendizado colaborativo, utilizando as tecnologias e seus recursos para enriquecer os saberes que veiculam “dentro dos murros das escolas”.





















Profª Verônica Alves