PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência, implementado pelo Termo de Cooperação entre o Município de Sinop/Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso, viabilizando a operacionalização das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, coordenadora e supervisoras, responsáveis institucionalmente pelo Programa, vinculado ao Curso de Licenciatura Plena de Pedagogia, Campus Universitário de Sinop_MT_UNEMAT, conforme Edital CAPES/DEB Nº 02/2009 – PIBID.
O acordo de cooperação tem por finalidade enriquecer as atividades de iniciação à docência e a formação prática para o exercício do magistério no sistema de ensino da rede pública, como forma de complementação do ensino e da aprendizagem dos estudantes de licenciatura matriculados no curso de pedagogia da UNEMAT/Campus de Sinop.
Um dos objetivos do PIBID é integrar a Educação Superior e a Educação Básica para fomentar e valorizar a formação de professores, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública. Valorizar, também o magistério, incentivando os estudantes que optaram pela carreira docente, bem como aos professores do sistema público de ensino que se encontram em atividade de sala de aula. E, ainda, incentivar as escolas públicas para torná-las protagonistas nos processos formativos dos estudantes de licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes.
O PIBID está implantado em 03 escolas municipal-parceiras: Ana Cristina de Sena; Tiago Aranda Martins e Basiliano do Carmo de Jesus, sendo coordenado pela profª. Drª Fátima Aparecida da Silva Iocca, e a supervisora bolsista da escola parceira Basiliano profª.Msc. Élia Amaral do Carmo Santos, tendo como acadêmicos bolsistas: Eva Maria de Moraes, Eva Aparecida dos Santos, Elen Poliana da Silva, Elizete Poleti, Ildenê da Silva Sousa, Janaina Batista Lino e Poliana Acs Teodoro.
O Programa PIBID na escola Basiliano a cada dia tem buscado formas diferenciadas de estar vivenciando e aproximando da prática docente, administrativa e também do processo de ensino-aprendizagem e desta forma há o crescimento pessoal e coletivo.
Uma das ações das acadêmicas bolsistas da escola Basiliano é o recreio dirigido, que tem o propósito de coordenar as atividades lúdicas com os alunos no intervalo, visando à integração entre as várias turmas e de diferentes idades. É utilizado jogos como, da memória, pega-varetas, dama, vai-e-vem, jogo da velha, pula corda, que é a atividade mais procurada pelos alunos. Boa parte dos jogos são elaborados a partir de materiais recicláveis. Também é feito a hora do conto que na maioria das vezes é dramatizado.
Com a implantação da sala de leitura na escola, as acadêmicas também auxiliam na organização, como catalogar os livros e receber os alunos do 1º ao 6º ano para o momento da leitura, onde os mesmos ouvem uma história, dramatizada, contada ou assistem pequenos filmes.
Além das ações acima citada, há o apoio aos professores, uma vez por semana. Este apoio se dá verificando a leitura dos alunos e a tabuada. Este projeto contribuiu e ainda está contribuindo na experiência de cada acadêmico(a) bolsista como educador (a) bem como com a escola contemplada.
Dados: profª.Msc. Élia Amaral do Carmo Santos
Acadêmicas: Eva M. de Moraes;
Eva AP. dos Santos;
Elen P. da Silva;
Poliana Teodoro.
2 comentários:
Parabéns às estágiárias do PIBID pelo trabalho realizado!bjs
Muito importante a parceria entre Universidade e escola, o qual favorece o crescimento educacional dos futuros profissionais e também a colaboração dentro do processo ensino aprendizagem.
Postar um comentário