quinta-feira, 14 de novembro de 2013


PACTO NACIONAL  DE ALFABETIZAÇÃO  NA IDADE  CERTA

Conhecendo Minha Cidade



Professores:
Cleide Martins Cordeiro
Enelise Gomes chagas
Oliria Viana dos Santos


CONHECENDO A  HISTÓRIA  DA MINHA CIDADE “SINOP”


Objetivos: Conhecer a história do Município de Sinop
Compreender o processo de  ocupação e emancipação do Município
Resgatar o passado e vivenciar o presente
Valorizar as lutas e conquistas




  JUSTIFICATIVA
Perceber que uma história ela é construída a partir de idealizações de um povo que luta na busca de



 melhores condições de vida, almeja dominar direções que visam avanços econômicos, sociais e culturais .Nesse intuito surgiu o interesse por parte  dos alunos de fazer um estudo resgatando a história do município ao qual moramos.Ter um entendimento de como essa história foi construída ao longo dos anos .Embora a maioria tenha nascido aqui ou residem há pouco tempo. Este projeto será desenvolvido com alunos do 3º ano fundamental A, B e C através de leituras compartilhadas do livro Raízes da História de Sinop do autor  Luís Erardi F. Santos , mapas para a  localização,entrevistas com pioneiros da cidade, estudar, conhecer e visitar  o espaço geográfico de nossa cidade,os símbolos,os desbravadores e os governantes .Observar nesse contexto lutas,conflitos e os impactos ambientais.



Cronograma:
As etapas do projeto terá uma duração de dois meses para ser colocado em prática até a sua conclusão.Será um projeto multidisciplinar.Envolvendo matemática,língua portuguesa,ciências,geografia,história e artes.


1 etapa
.Conversar com os alunos sobre o tema buscando resgatar seus conhecimentos Assistir a um video da historia de Sinop e explora-lo. (na oralidade).Pesquisar com a família sobre Sinop,a naturalidade de cada aluno e há quanto tempo reside aqui.


2º etapa
Os alunos pesquisaram a letra  do HINO DE SINOP e utilizaram o dicionário para descobrir e escrever o significado das palavras desconhecidas.circularam as rimas,ouviram e cantaram .


etapa
Relembramos fatos da aula anterior e demos prosseguimento a partir do hino falando sobre a Amazônia selvagem a sua importância,a biodiversidade que ela tem,foi esclarecido o que é bio(vida)muitos seres vivos de diferentes espécies,comentamos que muitos desses estão em extinção.(oralidade).Associando o antes e o agora.
-profª extinção são animais que estão acabando ou que não existe mais.(aluno)
Porque esses animais estão extintos?(profª)
-Ah! É por causa da derrubada e as queimadas das árvores.(aluno)
    Nosso município está numa região de floresta,a cidade se desenvolveu em meio a floresta Amazônica onde ocorreu muitas queimadas e derrubamento de árvores constantes que prejudicou o  meio ambiente.Hoje há maior fiscalização,por isso diminuiu a derrubada e queimada.Os alunos tiveram grande participação na aula,pois também estão preocupados com os problemas ambientais.
 Associando o antes e o agora, os alunos ilustraram   representando o município.Ao término desta atividade eles fizeram a escolha do melhor desenho.




4º etapa
Foi lido e escrito  pequenos trechos da história de Sinop onde relatava os pioneiros as primeiras construções,as dificuldades e avanços e posteriormente atividades.
Os alunos anotaram as datas de ocupação e emancipação do município assim foi trabalhado numeração decimal(unidade,dezena e centena)problemas envolvendo os anos do município.(adição,subtração,multiplicação)



5º etapa
Dramatizamos  fatos da  história de Sinop relembrando o assunto abordado,os alunos fizeram os comentários diversos sobre a vinda das famílias pioneiras,eles  refletiram o motivo pela qual trouxe as famílias para cá.Foi trabalhado sobre as propagandas, trouxeram panfletos,revistas,jornais,para a apresentação e estudo do gênero textual.Em seguida  os alunos criaram a  propaganda relacionada com as propostas da empresa colonizadora,usando durante a produção o sistema monetário brasileiro.(valor do terreno,endereço,telefone)


6º etapa
Nessa etapa as crianças visualizaram e manusearam mapas do Brasil e do Estado de Mato Grosso localizando nossa cidade e os municípios que fazem limites.Também verificaram os estados de onde vieram a maioria dos pioneiros e escreveram seus respectivos nomes.Os poucos alunos que não nasceram em Sinop puderam procurar nos mapas as cidades de sua origem.Foi realizada uma pesquisa na sala para saber a quantidade de alunos nascidos aqui e em outros municípios,em seguida foi registrado os dados no gráfico e tabelas.





7º Etapa
 Os alunos leram sobre os símbolos do município,realizaram atividades,descobriram que no uniforme tem o Brasão,visualizaram tais símbolos e ilustraram cada um deles, questionaram sobre os ramos de café e arroz que estão presentes no Brasão , a partir daí fez-se associação da economia agrícola  do município antes e agora.



8º Etapa
Confecção de cartazes envolvendo a  economia,a hidrografia,maquete dos primeiros sítios e madeireiras.



9º Etapa
Concretizando as atividades foi elaborado coletivamente um questionário para ser usado como roteiro na entrevista com o pioneira .que também foi a parteira das duas primeiras crianças nascidas aqui.

10º Etapa
A entrevista com a senhora Geraldina Silva dos Anjos e sua neta Sirlei dos Anjos Gonçalves.

11º Etapa
Aula de campo;Os alunos fizeram  um passeio em diversos lugares do município:Museu, Catedral, Aeroporto, Rodoviária , Avenida Júlio Campos, Grande templo, Centro de Eventos Dante de Oliveira e UFMT.

12º Culminância
-Exposição de cartazes ,fotos,maquetes,textos,ilustrações,etc...
Recursos materiais:Livros e revistas,videos,cd,sites,mapas,lousa,panfletos,ônibus,sulfites,cartolina,Eva,lápis de cor,brinquedos,plantas,bandeiras,máquina fotográfica,dicionário,laboratório de informática.

Recursos humanos:Alunos,professores,equipe técnica,pioneiros,pais,



Avaliação
A avaliação foi realizada,através observação,da participação das crianças no desenvolvimento das habilidades esperadas,enfocando o interesse dos alunos na realização das atividades propostas e os avanços no decorrer das etapas do projeto.Tendo em vista  que o aluno foi avaliado dentro de suas limitações.



Texto com propraganda 


Construção de maquete

Maquete


Casa da Cultura de Sinop







2 comentários:

Professora Iane disse...

Parabéns queridas professoras, que trabalho maravilhoso.

Elizete Poleti disse...

Parabéns professoras que belíssimo trabalho.Foi muito significativo e de fundamental importância para a história de Sinop.