PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE
CERTA
Conhecendo
Minha Cidade
Professores:
Cleide Martins Cordeiro
Enelise Gomes chagas
Oliria Viana dos Santos
CONHECENDO A HISTÓRIA
DA MINHA CIDADE “SINOP”
Objetivos: Conhecer
a história do Município de Sinop
Compreender
o processo de ocupação e emancipação do
Município
Resgatar o
passado e vivenciar o presente
Valorizar as
lutas e conquistas
JUSTIFICATIVA
Perceber que
uma história ela é construída a partir de idealizações de um povo que luta na
busca de
melhores condições de vida, almeja dominar direções que visam avanços
econômicos, sociais e culturais .Nesse intuito surgiu o interesse por parte dos alunos de fazer um estudo resgatando a
história do município ao qual moramos.Ter um entendimento de como essa história
foi construída ao longo dos anos .Embora a maioria tenha nascido aqui ou
residem há pouco tempo. Este projeto será desenvolvido com alunos do 3º ano
fundamental A, B e C através de leituras compartilhadas do livro Raízes da
História de Sinop do autor Luís Erardi
F. Santos , mapas para a
localização,entrevistas com pioneiros da cidade, estudar, conhecer e
visitar o espaço geográfico de nossa
cidade,os símbolos,os desbravadores e os governantes .Observar nesse contexto
lutas,conflitos e os impactos ambientais.
Cronograma:
As etapas do
projeto terá uma duração de dois meses para ser colocado em prática até a sua
conclusão.Será um projeto multidisciplinar.Envolvendo matemática,língua
portuguesa,ciências,geografia,história e artes.
1 etapa
.Conversar
com os alunos sobre o tema buscando resgatar seus conhecimentos Assistir a um
video da historia de Sinop e explora-lo. (na oralidade).Pesquisar com a família
sobre Sinop,a naturalidade de cada aluno e há quanto tempo reside aqui.
2º etapa
Os alunos
pesquisaram a letra do HINO DE SINOP e
utilizaram o dicionário para descobrir e escrever o significado das palavras
desconhecidas.circularam as rimas,ouviram e cantaram .
etapa
Relembramos
fatos da aula anterior e demos prosseguimento a partir do hino falando sobre a
Amazônia selvagem a sua importância,a biodiversidade que ela tem,foi
esclarecido o que é bio(vida)muitos seres vivos de diferentes
espécies,comentamos que muitos desses estão em extinção.(oralidade).Associando
o antes e o agora.
-profª
extinção são animais que estão acabando ou que não existe mais.(aluno)
Porque esses
animais estão extintos?(profª)
-Ah!
É por causa da derrubada e as queimadas das árvores.(aluno)
Nosso município está numa região de
floresta,a cidade se desenvolveu em meio a floresta Amazônica onde ocorreu
muitas queimadas e derrubamento de árvores constantes que prejudicou o meio ambiente.Hoje há maior fiscalização,por
isso diminuiu a derrubada e queimada.Os alunos tiveram grande participação na
aula,pois também estão preocupados com os problemas ambientais.
Associando o antes e o agora, os alunos
ilustraram representando o município.Ao
término desta atividade eles fizeram a escolha do melhor desenho.
4º etapa
Foi lido e
escrito pequenos trechos da história de
Sinop onde relatava os pioneiros as primeiras construções,as dificuldades e
avanços e posteriormente atividades.
Os alunos
anotaram as datas de ocupação e emancipação do município assim foi trabalhado
numeração decimal(unidade,dezena e centena)problemas envolvendo os anos do
município.(adição,subtração,multiplicação)
5º etapa
Dramatizamos fatos da
história de Sinop relembrando o assunto abordado,os alunos fizeram os
comentários diversos sobre a vinda das famílias pioneiras,eles refletiram o motivo pela qual trouxe as
famílias para cá.Foi trabalhado sobre as propagandas, trouxeram
panfletos,revistas,jornais,para a apresentação e estudo do gênero textual.Em
seguida os alunos criaram a propaganda relacionada com as propostas da
empresa colonizadora,usando durante a produção o sistema monetário
brasileiro.(valor do terreno,endereço,telefone)
6º etapa
Nessa etapa
as crianças visualizaram e manusearam mapas do Brasil e do Estado de Mato
Grosso localizando nossa cidade e os municípios que fazem limites.Também
verificaram os estados de onde vieram a maioria dos pioneiros e escreveram seus
respectivos nomes.Os poucos alunos que não nasceram em Sinop puderam procurar
nos mapas as cidades de sua origem.Foi realizada uma pesquisa na sala para
saber a quantidade de alunos nascidos aqui e em outros municípios,em seguida
foi registrado os dados no gráfico e tabelas.
7º Etapa
Os alunos leram sobre os símbolos do
município,realizaram atividades,descobriram que no uniforme tem o
Brasão,visualizaram tais símbolos e ilustraram cada um deles, questionaram
sobre os ramos de café e arroz que estão presentes no Brasão , a partir daí
fez-se associação da economia agrícola do município antes e agora.
8º Etapa
Confecção de
cartazes envolvendo a economia,a
hidrografia,maquete dos primeiros sítios e madeireiras.
9º Etapa
Concretizando
as atividades foi elaborado coletivamente um questionário para ser usado como
roteiro na entrevista com o pioneira .que também foi a parteira das duas
primeiras crianças nascidas aqui.
10º Etapa
A entrevista
com a senhora Geraldina Silva dos Anjos e sua neta Sirlei dos Anjos Gonçalves.
11º Etapa
Aula de
campo;Os alunos fizeram um passeio em
diversos lugares do município:Museu, Catedral, Aeroporto, Rodoviária , Avenida
Júlio Campos, Grande templo, Centro de Eventos Dante de Oliveira e UFMT.
12º
Culminância
-Exposição
de cartazes ,fotos,maquetes,textos,ilustrações,etc...
Recursos
materiais:Livros e
revistas,videos,cd,sites,mapas,lousa,panfletos,ônibus,sulfites,cartolina,Eva,lápis
de cor,brinquedos,plantas,bandeiras,máquina fotográfica,dicionário,laboratório
de informática.
Recursos
humanos:Alunos,professores,equipe técnica,pioneiros,pais,
Avaliação
A avaliação
foi realizada,através observação,da participação das crianças no
desenvolvimento das habilidades esperadas,enfocando o interesse dos alunos na realização
das atividades propostas e os avanços no decorrer das etapas do projeto.Tendo
em vista que o aluno foi avaliado dentro
de suas limitações.
2 comentários:
Parabéns queridas professoras, que trabalho maravilhoso.
Parabéns professoras que belíssimo trabalho.Foi muito significativo e de fundamental importância para a história de Sinop.
Postar um comentário