quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PROJETO LITERATURA

PROJETO LITERATURA/PROFª CLEIDE

A turma do 3º ano B desenvolve o PROJETO LITERATURA entre os autores literários está  a autora CORA CORALINA. Confecção do livro As Cocadas, leituras na Biblioteca e em sala de aula no Cantinho da Leitura.


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA BASILIANO DO CARMO DE JESUS





                                                        Projeto: A leitura e a escrita na sala de aula.
                                                               
       

                                                   Cleide Martins Cordeiro
















                                                                                                  Sinop-MT-2015
1.0   Identificação
Tema: A leitura e a escrita na sala de aula.
Local: E.M.E.B. BASILIANO DO CARMO DE JESUS.
Série:    Terceiro ano B - matutino
Disciplina: Língua Portuguesa






















2.0   Objetivo Geral
Desenvolver no educando o gosto pela leitura e a escrita, oportunizando-o aprimorar-se de regras simplificadas de produção de textos , bem como, atenção especial a paragrafação, sinais de pontuação e ortografia.
























3.0 Objetivos Específicos
Compreender que a leitura e a escrita não se faz apenas através de codificação e decodificação de letras, mas também através de diferentes maneiras no dia a dia.
Aprender a ler e reler o mesmo texto a fim de entendê-lo.
Aprender a usar os sinais de pontuação e paragrafação.
Usar corretamente as técnicas de produção de texto (Título e estrutura de acordo com o tipo de texto).
Distinguir os diferentes tipos de textos: poéticos, descritivos, narrativos, jornalísticos ou instrucionais, cartas e outros.
Melhorar a escrita, a leitura, a coerência textual, a expressão oral e a interpretação escrita e crítica.
Dramatizar de forma simplificada.

















4.0          Metodologia
a) Leitura silenciosa e oral de livros ou textos “modelos”.
B) Produção oral: comentários de fatos do cotidiano, histórias lidas, ouvidas e imaginárias sem a preocupação com as normas e padrão.
c) Produção escrita: problema textual referente ao domínio da estrutura  do texto tanto no aspecto temático, quanto a articulação entre as frases ,partes constituídas(maneiras de escrever o texto de acordo com o tema , o tipo e o modo de escrever).
d) Trabalho individual e coletivo, uma prática voltada para a arte de escrever e gosto pela leitura produzindo uma fala e escrita com mais segurança e fluência.




















5.0 Justificativa
Ao iniciar o trabalho sistematizado com os  educando , notou-se a grande dificuldade dos mesmos em produzir textos e até mesmo frases tipo declarativa, exclamativa ou interrogativa, evidenciando a necessidade de um trabalho mais elaborado voltado para a leitura e a escrita de textos.
Assim sendo, propõe o presente projeto de leitura e escrita de textos e frases em sala de aula visa atender aos educandos do Terceiro ano B  matutino, dando-lhes uma compreensão mais consciente do ato de “ler e escrever”.





















6.0 Cronograma
O referido projeto será trabalhado durante todo o ano letivo de2015.
 

















 






7.0 Metas
a) Leitura de textos literários, epistolares, instrucionais, publicitários e jornalísticos.
b) Produção oral de fatos cotidianos, histórias lidas ou ouvidas, desenvolvendo a linguagem padrão.
c) Produção escrita referente ao domínio da estrutura do texto tanto no aspecto temático, quanto a articulação entre palavras,  frases e textos.
d) Reestrutura de textos diversos.
e) Correção de textos diversos,
f) A s ações metodológicas envolverão a produção e a análise de textos, transformando a sala de aula em um espaço onde circule a pluralidade de discursos sobre o assunto, com diferentes pontos de vista nas diferentes modalidades textuais, permitindo ao aluno o conforto das ideias a ruptura em nível de consciência e o desenvolvimento do senso crítico.

















8.0 Avaliação
A avaliação será contínua e acumulativa na observação dos parâmetros estabelecidos entre as produções iniciais e finais.

























9.0 Referências Bibliográficas
MANDRUK, David e Faraco, Carlos Alberto, Prática de redação – Editora Vozes.
CARNEIRO, Agostinho Dias, Redação em construção, Editora Moderna.



BIOGRAFIA AUTORA CORA CORALINA
CONFECÇÃO DO LIVRO (Obra da autora Cora Coralina)






HORA DA LEITURA
VIAJANDO NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO



ACERVO LITERÁRIO DA SALA DE AULA
ESCOLHA DO LIVRO


CURTINDO O LIVRO

















Um comentário:

Arlinda Stinghen disse...

Incentivando a leitura, é um caminho para formar leitores. Parabéns professora Cleide e seus alunos.