PROJETO LITERATURA/PROFª CLEIDE
A turma do 3º ano B desenvolve o PROJETO LITERATURA entre os autores literários está a autora CORA CORALINA. Confecção do livro As Cocadas, leituras na Biblioteca e em sala de aula no Cantinho da Leitura.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA BASILIANO DO CARMO DE JESUS
Projeto: A leitura e a escrita na sala de aula.
Cleide Martins Cordeiro
Sinop-MT-2015
1.0
Identificação
Tema: A leitura e a escrita na sala de aula.
Local: E.M.E.B. BASILIANO DO CARMO DE JESUS.
Série: Terceiro ano
B - matutino
Disciplina: Língua Portuguesa
2.0
Objetivo Geral
Desenvolver no educando o gosto pela leitura e a escrita, oportunizando-o
aprimorar-se de regras simplificadas de produção de textos , bem como, atenção
especial a paragrafação, sinais de pontuação e ortografia.
3.0 Objetivos Específicos
Compreender que a leitura e a escrita não se faz apenas
através de codificação e decodificação de letras, mas também através de
diferentes maneiras no dia a dia.
Aprender a ler e reler o mesmo texto a fim de entendê-lo.
Aprender a usar os sinais de pontuação e paragrafação.
Usar corretamente as técnicas de produção de texto (Título e
estrutura de acordo com o tipo de texto).
Distinguir os diferentes tipos de textos: poéticos,
descritivos, narrativos, jornalísticos ou instrucionais, cartas e outros.
Melhorar a escrita, a leitura, a coerência textual, a expressão
oral e a interpretação escrita e crítica.
Dramatizar de forma simplificada.
4.0 Metodologia
a) Leitura silenciosa e oral de livros ou textos “modelos”.
B) Produção oral: comentários de fatos do cotidiano,
histórias lidas, ouvidas e imaginárias sem a preocupação com as normas e
padrão.
c) Produção escrita: problema textual referente ao domínio da
estrutura do texto tanto no aspecto
temático, quanto a articulação entre as frases ,partes constituídas(maneiras de
escrever o texto de acordo com o tema , o tipo e o modo de escrever).
d) Trabalho individual e coletivo, uma prática voltada para
a arte de escrever e gosto pela leitura produzindo uma fala e escrita com mais
segurança e fluência.
5.0 Justificativa
Ao iniciar o trabalho sistematizado com os educando , notou-se a grande dificuldade dos
mesmos em produzir textos e até mesmo frases tipo declarativa, exclamativa ou
interrogativa, evidenciando a necessidade de um trabalho mais elaborado voltado
para a leitura e a escrita de textos.
Assim sendo, propõe o presente projeto de leitura e escrita
de textos e frases em sala de aula visa atender aos educandos do Terceiro ano B
matutino, dando-lhes uma compreensão
mais consciente do ato de “ler e escrever”.
6.0 Cronograma
O referido projeto será trabalhado durante todo o ano letivo
de2015.
7.0 Metas
a) Leitura de textos literários, epistolares, instrucionais,
publicitários e jornalísticos.
b) Produção oral de fatos cotidianos, histórias lidas ou
ouvidas, desenvolvendo a linguagem padrão.
c) Produção escrita referente ao domínio da estrutura do
texto tanto no aspecto temático, quanto a articulação entre palavras, frases e textos.
d) Reestrutura de textos diversos.
e) Correção de textos diversos,
f) A s ações metodológicas envolverão a produção e a análise
de textos, transformando a sala de aula em um espaço onde circule a pluralidade
de discursos sobre o assunto, com diferentes pontos de vista nas diferentes
modalidades textuais, permitindo ao aluno o conforto das ideias a ruptura em
nível de consciência e o desenvolvimento do senso crítico.
8.0 Avaliação
A avaliação será contínua e acumulativa na observação dos
parâmetros estabelecidos entre as produções iniciais e finais.
9.0 Referências Bibliográficas
MANDRUK, David e Faraco, Carlos Alberto, Prática de redação
– Editora Vozes.
CARNEIRO, Agostinho Dias, Redação em construção, Editora
Moderna.
BIOGRAFIA AUTORA CORA CORALINA |
CONFECÇÃO DO LIVRO (Obra da autora Cora Coralina) |
HORA DA LEITURA |
VIAJANDO NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO |
ACERVO LITERÁRIO DA SALA DE AULA |
ESCOLHA DO LIVRO |
CURTINDO O LIVRO |
Um comentário:
Incentivando a leitura, é um caminho para formar leitores. Parabéns professora Cleide e seus alunos.
Postar um comentário