segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Educação Integral já é Realidade em Nossa Escola


No dia vinte e seis de setembro, deu-se início à implantação do Programa Mais Educação em nossa escola. O primeiro dia foi um pouco tumultuado, devido aos participantes não estar habituados a rotina das atividades. Professores (as) e alunos (as) estavam ansiosos para conhecerem essa nova experiência. A coordenadora do programa Mais Educação, Jucemara Negri coloca que, “ Achava que seria bem mais difícil, que as crianças não iriam se adaptar por ser o dia todo. Mas, só foi um pouco tulmutuado nos dois primeiros dias. Eles estão participando e demonstram gostar das oficinas e já estão nesta quarta semana, habituados a rotina.”
Foi comunicado à escola sobre a possível implantação desde o final do ano passado, período no qual foi colocado o programa em prática em três escolas do município de Sinop M.T. Este ano, um total de dez escolas foram contempladas.
A escola Basiliano está atendendo cento e noventa alunos (as), sendo que estes iniciam suas atividades as sete horas da manhã, tendo café da manhã, lanche na hora do recreio, almoço as onze horas, banho e lanche no recreio da tarde.
O programa, em nossa unidade escolar, oferece seis oficinas que são, matemática, letramento, tenis de mesa, capoeira, horta e canto/coral. Conta com doze monitores (as), pagos pelo MEC, e duas bolsistas, pagas pela Secretaria de Educação, totalizando quatorze educadores (as). Os materiais didáticos e equipamentos para as oficinas são adquiridos com verbas enviadas pelo MEC, depositado para a escola e administrado pelo presidente do Conselho Escolar.
A implantação do Programa na escola este ano, ainda está em experimento, não sendo possível uma análise dos reais benefícios na aprendizagem dos alunos (as), mas, a diretora já identifica pontos positivos e negativos, “A escola ao receber a proposta do Programa Mais Educação, não exitou em aceitar, pois o mesmo está em consonância com as suas necessidades. Muitos são os pontos positivos, como, a interação dos alunos, a oportunidade de socialização, e em destaque, as atividades desenvolvidas nas oficinas, bem como, a responsabilidade e seriedade dos monitores (as) que já demonstraram domínio nas tarefas realizadas. Os pontos negativos são os ajustes na estrutura física e a adequação no número de zeladoras e merendeiras. Com a implantação de recursos, espera-se melhorar o desempenho dos alunos e com isso beneficiar os desafios enfrentados pela escola para atingir melhores resultados educacionais.”
A expectativa em relação aos resultados do ensino/aprendizagem dos alunos (as) é de todos os educadores da escola, visto que a educação em período integral está sendo uma experiência positiva em muitas unidades escolares em outros estados.

Profª Verônica Alves

Fotos de algumas atividades do programa Mais Educação

3 comentários:

Lendon e Adelar 5º A disse...

No começo do mais educação os alunos acharam difícil as atividades educativas até que se adaptaram às atividades, parabéns a todos!

LOURRANY E ERICK 3º ANO C disse...

Eu gosto muito do programa, a oficina que mais eu gosto é a de capoeira que me ensina a me defender!

Anônimo disse...

mutolegau seu texto