quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO

O que é escravidão? A escravidão existe quando uma pessoa se torna propriedade de outra, perde o direito de ter sua própria vida, é obrigado a trabalhar para os seu dono e não recebe nenhum pagamento em troca de seu trabalho.

A escravidão já existia bem antes dos europeus chegarem à África. Pois, já existiam tribos inimigas que guerreariam entre si, e os perdedores eram escravizados. Era incorporado a tribo por um tempo determinado, depois de decorrido tempo, estariam livres. Aproveitando a situação, os europeus passaram a oferecer diversos produtos em troca de escravos, entre os produtos oferecidos estavam tecidos, trigo, sal, etc.

Os africanos foram tão rebeldes quanto os escravos indígenas. Eles planejaram fulgas, assassinavam os capatazes, incendiaram as casas de seus senhores e nunca se rendiam. Por mais de 336 anos, os negros sustentou muita gente rica, ajudou no desenvolvimento do Brasil sem ganhar nada e eram maltratados.

Após o descobrimento do Brasil era preciso de gente para por a mão na massa. Os índios que nem queriam saber de ser explorados e viviam fugindo. Deram lugar aos negros africanos no trabalho pesado, nas lavouras, minas e engenhos, fazendas de cana. Como os escravos não recebiam nenhum centavo, o tráfico de negros cativos eram um negócio lucrativo. É terrível pensar como os negros foram trazidos da África em condições desumanas. O tráfico e a escravidão de africanos, e toda violência que envolveu, tiveram por longo tempo o apoio da igreja católica. A escravidão dos negros era, segundo a igreja, uma forma de submetê-los a purificação da alma. Alguns papas autorizaram a escravidão porque acreditavam que essa era uma maneira de levar o evangelho até os escravos africanos. Mas, deixaram claro aos donos de escravos que não deixassem castigar aos escravos, além do necessário. Total de negros escravizados foram cerca de 19 milhões, 40% foram trazidos para o Brasil.

Aluna: Luana Beatriz A. Webler
Turma: 6º ano D
Profª: Vânia Môhr

Um comentário:

Anônimo disse...

eu queria saber quem ganhou o blog? geovanna lima