quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O NEGRO NA HISTÓRIA DO BRASIL

A partir do século XV, surgiu a escravidão lá na África, os portugueses viviam falando que se eles trabalham lá também podem trabalhar aqui. Os portugueses mandaram os traficantes para a África para trazer escravos para o Brasil. Os escravos eram para os traficantes, produto que era usado para venda, troca, depósito, empréstimos, etc.
Os escravos não tinham direito a nada a não ser trabalhar, obedecer e servir ao seu dono. O lugar onde eles viviam era chamado de senzala, era onde eles dormiam e comiam. Esses escravos, trabalhavam na fazenda de seus donos, na criação de gado, na criação de cavalos, no corte da cana e outros trabalhos. Algumas mulheres eram escolhidas para trabalharem na roça e no cuidado com os porcos e as outras ficavam na cozinha, cozinhando para seus donos.
Algumas mulheres viviam nas senzalas. Quando nasciam bebês brancos e as mães não podiam amamentar, eles pegavam as mulheres da senzala para amamentar os bebês para que seus peitos não caíssem, tendo que abandonar seus próprios filhos na senzala.
Depois de 336 anos de escravidão, a princesa Isabel assinou a lei Áurea, que livrava todos os escravos das senzalas, no dia 13 de maio de 1888. Em 1881 foi criada a lei do Ventre Livre que toda criança nascida a partir daquela data seria livre, permanecendo com os 8 anos de idade e depois, se quisesse, poderia ficar até os 21 anos de idade trabalhando na fazenda. Em 1831, foi criada a lei que não podia traficar os escravos.
Já em 1845, criou-se a lei Bill Aberdeen, que apreendiam todos os navios negreiros e os devolviam para a África. Em 1950 criou-se a lei Eusébio de Queiroz, que proibia de vez o tráfico de escravos. Em 1966, o exército brasileiro foi obrigado a libertar os escravos que estavam nas guerras. E por fim em 1869 foi criada a lei que não podia fazer leilões de negros com família.

A cultura
A capoeira veio da África, até 1930 ela era proibida no Brasil e quem praticava a capoeira era preso. A capoeira é considerada um esporte. A capoeira foi inventada para os escravos se defender, eles inseriram passos de danças para enganar seus donos que, e assim podiam treinar sem problemas. O samba e o carnaval foram criados sob as influências dos africanos.

As comidas
As mulheres africanas, integraram várias comidas, que são consumidas no Brasil tipo: o bolo de fubá, o vatapá, a cocada, o aipim, a baba de moça e vários outros pratos. Os negros africanos fazem parte da história do Brasil.

Aluna: Lauane Sousa de Oliveira
Turma: 6º ano D
Profª: Vânia Môhr

Um comentário:

Diretora Gisele disse...

Parabéns Luana, entender e valorizar as diversas culturas é que faz de nós pessoas mais humanas e solidarias.